Feiras livres contribuem para a economia local dos municípios e fortalecem a cultura em Sergipe

Feira de Itabaiana Foto: Prefeitura de Itabaiana

Um importante canal de abastecimento de alimentos. Essa é uma função das feiras livres que representam um cenário onde as pessoas se relacionam umas com as outras e dão a oportunidade aos pequenos produtores rurais locais de venderem os seus produtos sem intermediários.

Na feira, diversos produtos agrícolas cultivados em Sergipe são expostos, e um bom exemplo disso é o tomate. De janeiro à setembro de 2023 a produção do legume totalizou 294,5 toneladas. A maior parte da safra deste produto é cultivada no Perímetro Irrigado Califórnia –  na região do município de Canindé de São Francisco. Após a colheita, o tomate é repassado para as feiras livres de todo o estado.

Outras  cadeias produtivas como: milho, citros, mandioca, coco, mangaba e grãos também aquecem a agricultura sergipana e torna o comércio realizado pelas feiras livres ainda mais atrativo.

Leis Estaduais

Como forma de fortalecer o comércio local nas mais variadas regiões do estado, aquecer à economia, proporcionar emprego e renda e exaltar a importância cultural que as feiras livres têm em nosso estado, os deputados e deputadas estaduais da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) aprovaram leis voltadas para este tipo de comércio.

A Lei Ordinária n° 8.901/2021 declara como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Sergipe a ‘Feira Livre do Município de Nossa Senhora da Glória’, que ocorre às sextas-feiras e sábados.

Localizada no sertão sergipano, a Feira de Nossa Senhora da Glória  é uma das mais movimentadas do Estado. Ela reúne  cardápios de comidas típicas, nas bancas de remédios milagrosos, livros de cordel, artesanato, cerâmica, artigos de couros, panelas, legumes, frutas, além de roupas e produtos eletrônicos. O que demonstra múltiplas faces dos vendedores e fortalece a economia loca.

Já Lei Ordinária n° 8.647/2020 declara como Patrimônio Cultural do Estado de Sergipe a “Feira da Coruja do Município de Tobias Barreto”.

A Feira da Coruja acontece tradicionalmente durante a madrugada do domingo para a segunda na cidade de Tobias Barreto. Por lá,  são comercializados artigos de confecções como:  cama, mesa, banho, vestuário adulto e infantil e artesanato além de forte segmento da cidade que se destaca também nos bordados. Além disso, produtos da agricultura familiar também são comercializados no local.

A ação contribui para o desenvolvimento sociocultural e socioeconômico para o município de Tobias Barreto e região.

Na Lei Ordinária n° 8.561/2019 fica declarada que a “Feira Livre” do Município de Itabaiana é Patrimônio Cultural do Estado de Sergipe. Ela é considerada a maior feira ao ar livre do interior do estado de Sergipe, em uma cidade marcada pelo comércio pujante. Com mais de 500 bancas expostas pelas ruas dos Largos do Santo Antônio e do José do Prado Franco e imediações,  a feira redesenham um espaço multicolorido e agradável de passear e de observar.  A feira de Itabaiana é realizada duas vezes por semana(quartas-feiras e sábados).

Na feira da região serrana são comercializados produtos dos mais variados: agrícolas, manufaturados e industrializados. O próprio comércio local é beneficiado com as vendas, pois a disposição física da feira, em meio ao centro comercial,  e atrai muitos turistas e moradores de cidades vizinhas.

Foto de capa: Prefeitura de Aracaju