Familiares de servidores públicos da saúde mortos pela covid-19 receberão pensão e segur

Por Assessoria do Parlamentar

Os deputados estaduais de Sergipe aprovaram um projeto de lei do Executivo considerado por Francisco Gualberto (PT) como de “extrema sensibilidade do governador Belivaldo Chagas”. Trata-se do projeto que dispõe sobre o pagamento de seguro e de pensão especial aos dependentes de profissionais da saúde que tenham atuado no combate ao covid-19 e falecido em razão disso.

Na prática, o projeto concede o seguro e pensão especial para familiares de servidores e empregados públicos efetivos, bem como para funcionários contratados pela administração estadual para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, garantindo benefícios financeiros em caso de morte em conseqüência da atuação no combate ao covid-19.

“Parabenizo o governador Belivaldo Chagas e sua equipe pelo envio do projeto a Alese. Inclusive vou verificar se em outros estados já existem projetos semelhantes a esse. Não tenho esse conhecimento. Se tiver, o governador acertou porque trouxe para cá algo muito bom, e se não tiver o nosso governador é um pioneiro, um vanguardista neste modelo de sensibilidade”, assegura Francisco Gualberto, dizendo que o projeto aprovado garante amparo às famílias de trabalhadores da saúde que estão na linha de frente e são diariamente expostos aos riscos de contaminação pelo coronavírus.

“Não tenho nenhuma dúvida de que todos esses profissionais de ponta que estão dentro das unidades de tratamento da covid-19 estão contemplados pela lei. Portanto, não existe a questão de que um médico da UTI irá receber o benefício e o enfermeiro ou fisioterapeuta não. Todos os profissionais de saúde estão amparados”, disse o deputado.