A deputada estadual Maria Mendonça (PP) recebeu hoje (20) o Troféu Falcão de Ouro, honraria concedida a personalidades que contribuem com a disseminação da cultura sergipana. Autora da Lei que tornou Patrimônio Cultural Imaterial de Sergipe, a parlamentar agradeceu aos organizadores da Bienal do Livro e destacou a importância do evento que começou hoje e se estende até o próximo domingo (22), no Shopping Peixoto, em Itabaiana.
“A bienal do Livro de Itabaiana se constitui no maior evento cultual de Sergipe. É um espaço onde todos se encontram em torno da disseminação da cultura e do saber”, afirmou Maria, destacando o seu orgulho em ser itabaianense, município que tem reconhecidas particularidades, de povo hospitaleiro e economia pujante.
Ao receber o troféu, Maria entregou aos idealizadores da bienal uma placa com a cópia da Lei 8.127/2016, que a coloca no calendário oficial de eventos do Estado e a torna Patrimônio Cultural Imaterial. “Considero que essa é uma Lei extremamente importante e reflete a relevância da Bienal”, destacou a deputada, que estava acompanhada de familiares, amigos e colaboradores.
O troféu foi desenhado pelo escultor Zeus e a escolha do falcão remete as belezas naturais da cidade, já que a ave é nativa da serra itabaianense. De acordo com o organizador da Bienal, Honorino Júnior, a condecoração foi uma forma de agradecer em vida estas pessoas que fomentam a cultura. “Vários incentivadores da cultura estarão sendo homenageados com o Falcão de Ouro, símbolo das belezas naturais de Itabaiana e da força do nosso comércio”, disse.
Da Assessoria parlamentar com informações da Assessoria de Imprensa do Evento