logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Fábio Mitidieri é empossado governador em solenidade na Assembleia Legislativa

Por Stephanie Macêdo/Agência de Notícias Alese

Juramento Constitucional do Governador, Fábio Mitidieri. Foto: Joel Luiz/Alese

Neste domingo, no primeiro dia do ano de 2023, a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) dá posse ao Governador do Estado de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD). Com o plenário em sua capacidade máxima, o governador e o vice, Zezinho Sobral, fizeram o Juramento e assinaram o Termo de Compromisso e Posse. A cerimonia foi presidida pelo presidente da Casa Legislativa, Luciano Bispo. 

Em um discurso carregado de emoção, o governado Fábio Mitidieri  agradeceu a Deus,  ao povo de Sergipe, aos familiares, amigos e colegas parlamentares por assumir o Poder Executivo para o período de 2023 a 2026. Declarou que nada seria  capaz de traduzir a magnitude de ser eleito o governador dos sergipanos e das sergipanas.

Nos agradecimentos, Fábio Mitidieri dedicou agradecimento especial ao seu parceiro nessa caminhada, o vice-governador de Sergipe, Zezinho Sobral. “Fomos escolhidos juntos e permaneceremos juntos nos pequenos e grandes passos. Somos a escolha do povo sergipano para construir um amanhã diferente, mais humano e mais justo”, externou.

Quatro meses depois de subir no púlpito  da Casa Legislativa no ato de lançamento da sua candidatura ao Governo, Fábio Mitidieri volta à Casa para falar de confiança e sonhos.

Deputados eleitos, atuais e  familiares dos gestores públicos, participaram da Solenidade de Posse. Foto: Joel Luiz/Agência

“Volto a esta Casa para iniciar a realização deste sonho coletivo que é o de realizar uma nova fase de crescimento em nosso estado. Sergipe carrega em seu bojo a necessidade de mudança. Foi assim com Seixas Dória, quando se elegeu um democrata às vésperas do período de ditadura; com João Alves, um engenheiro visionário; com Marcelo Déda, o ‘menino’ que interiorizou investimentos. É assim agora, comigo e com Zezinho Sobral, marcando uma virada geracional na política, assumindo pela primeira vez o Executivo. Sinto-me honrado”, declarou emocionado.

Fábio Mitidieri expressa que se sente orgulhoso de ser o condutor de novos horizontes para os 75 municípios do Estado. E, na continuidade de um discurso centrado e aquecido pelo desejo de trabalhar, confessa que irá contar em sua Gestão com um secretariado plural, e com pastas dirigidas por mulheres.

“Meu desejo é que Sergipe se torne cada vez mais justo para os sergipanos, dinamizando o potencial de cada uma das nossas regiões, alavancando o desenvolvimento e promovendo um novo ciclo virtuoso na economia sergipana”, declarou o governador.

Presidente Luciano Bispo, saúda o governador e o vice, Zezinho Sobral

Mitidieri continuou sua explanação enfatizando que a evolução social será balizadora da sua gestão. E que portanto,  semelhante ao  período da Campanha Eleitoral, percorrerá  Sergipe, de Norte a Sul. “Estarei olhando no olhos dos sergipanos, mostrando nossas propostas, realizações, mas, sobretudo, levando meu abraço, minha confiança no potencial dos sergipanos, consolidando a esperança em dias melhores para Sergipe e para o Brasil”.

Ao falar sobre Assistência Social, Mitidieri  salientou que se somará a um novo momento da política pública, buscando colocar comida nas mesas de quem passa fome. “Dando apoio aos que mais precisam, distribuindo renda e garantindo as condições mínimas para que cada sergipano tenha condições de vida digna”. Nesse cenário de linha de amparo ao mais necessitado, asseverou que a fome é uma urgência a ser tratada em Sergipe, e que liderará um pacto  para erradicar a extrema pobreza no Estado, uma missão que confiou à pasta da Assistência Social a sua esposa, Érica Mitidieri.

Economia

Otimista, Fábio aposta no Desenvolvimento do Estado através de um novo ciclo econômico para Sergipe, por meio da Inovação e Tecnologia, nos vetores da economia criativa e  no potencial econômico do Turismo. ” Precisamos fazer do Estado um agente indutor do desenvolvimento”, afirmou, sem esquecer as vias do Desenvolvimento Econômico através do Agronegócio e da agricultura familiar.

Dispositivo composto por autoridades dos Poderes do Estado

O potencial energético que Sergipe também foi destacado, especialmente na exploração do Petróleo e Gás. Fábio visualiza novas oportunidades, estruturantes e sustentáveis, para atrair as cadeias produtivas que utilizam esses insumos, impulsionando uma nova era econômica.

“Durante a campanha, eu e Zezinho falamos de avanço, de emprego, de inclusão. Já começamos a trabalhar na captação de recursos para essas áreas. Alavanquei quase R$100.000.000,00 em emendas para os programas Primeiro Emprego Sergipe, Opera Sergipe e Segurança Alimentar”, frisou.

Empregos

Ressaltou que será  o governador do Emprego, com a finalidade de devolver dignidade a centenas de desempregados, entre esses, pais e mães de família. “Vamos também fazer o emprego chegar aos jovens, às moças e rapazes que sonham ganhar seu próprio dinheiro e edificar suas vidas. Essa é a minha luta e meu mantra!”, externou Fábio.

Saúde

Quando ao Sistema de Saúde do Estado, anunciou que será o  governador da Saúde acessível e de qualidade, descentralizando e ampliando a prestação de serviços de assistência médica para todos os 75 municípios sergipanos. “Qualificando esses serviços, apoiando os prefeitos na Atenção Básica e ampliando a média e alta complexidade”, afirma.

Ele continua, e salienta que será  também o governador da Educação, que tem planos de expandir  o ensino integral no Estado, elevando a qualidade da aprendizagem, valorizando e recompensando o professor e as escolas pelas boas práticas. A tecnologia nas escolas também foi frisada por Fábio, que  implantará Banda Larga em todas as escolas da Rede Pública. “Somos o tempo da igualdade e do reconhecimento”.

Fábio Mitidieri terminou seu discurso destacando que fará um Governo foco na união entre partidos. Afirma que as Eleições acabaram, e não há espaço para rivalidades em seu governo. Nesse cenário de união de somação de esforços para o desenvolvimento de Sergipe, declarou que a paz é Norte da sua gestão governamental, onde todos  os lados convergirão para ter a chance de ver Sergipe avançar. Com isso, enfatizou que não hesitará na buscar suporte no Governo Federal. 

Revista à Tropa da Polícia Militar

O dispositivo da Cerimonia de Posse do Governador de Sergipe foi composto por autoridades dos Poderes do Judiciário e do Executivo. Entre eles, o Governador de Sergipe, Belivaldo Chagas; o Presidente do Poder Judiciário, desembargador Edson Ulisses; do Procurador Geral de Justiça, Manoel Cabral Neto; do Defensor Público, Vinícius Barreto e do conselheiro, representado o Presidente do Tribunal de Contas, Luiz Augusto Ribeiro.

Após cerimonia, o governador fez Revista de Tropa da Polícia Militar, e seguiu até o Palácio Olímpio Campos para saudar o povo de Sergipe.

 

Fotos: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese

 

Acompanhe todas às fotos da cerimonia clicando AQUI

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo