Por Stephanie Macêdo – Agência Alese
A Escola do Legislativo de Sergipe Deputado João Seixas Dória (Elese) lançará mais uma mostra em seu espaço cultural. Desta vez o espaço receberá a Exposição ‘Jo’K Brasil. Nossa Raíz’, assinada pelo artista plástico Josival Soares Feitosa. A mostra será inaugurada nesta próxima segunda-feira, dia 9 de maio, às 10h. Com entrada gratuita, a mostra seguirá até o dia 3 de junho.
A Exposição “Jo’K Brasil. Nossa Raíz”, proporcionará a apreciação de obras de artes inspiradas em festejos juninos nordestinos e cotidiano dos habitantes do sertão sergipano. Cores e formas exuberantes fazem parte do universo do artista plástico sergipano, da cidade de Propriá, Josival Soares Silva Feitosa, conhecido como Jo’K Brasil.
Vida e Inspirações
Foi no encontro casual na infância, às margens do Rio São Francisco, com o ilustre sergipano Florival Santos – que é pintor, desenhista, escultor e cenógrafo – se encontrou com o seu eu, dando origem ao ‘Jo’K’, que, desde então, sentiu-se atraído e estimulado pelas artes plásticas.
A artista revela que a sua fonte de inspiração brota das suas raízes, do Nordeste do Brasil, dos campos e da força de viver. Assim, detentor de talento nato, Jo’K cresceu próximo da natureza e fortemente influenciado pela luminosidade do sertão sergipano, traduzido em suas telas em cores vibrantes que brincam em um universo repleto de ícones da infância do artista e que povoam o imaginário popular do nordeste do Brasil.
São fogueiras, bandeirolas, moças enfeitadas com seus melhores vestidos de festa, buscapés, crianças e adultos que, ao som de sanfonas e trios “pé de serra”, provocam o imaginário de Jo’K, despertando a alegria de celebrar a vida nos expectadores de suas obras. Possuidor de forte curiosidade e criatividade, apaixonado pelas artes, Jo’K residiu em diversas cidades no Brasil, onde realizou exposições e acumulou saberes.
Exposições
Em 1989 e 1990, participou do Salão de Arte do Encontro Cultural de Propriá. Em 1990, realizou a sua primeira exposição na Galeria Álvaro Santos, em Aracaju/SE. Nessas últimas duas décadas tem realizado e participado de diversas exposições, a exemplo do Corredor Cultural da FUNCAP, na CULTART, no Banco do Brasil, no BANESE e na Galeria de Artes Álvaro Santos, vinculada a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (FUNCAJU).
Foto: PGE-SE