Ex- jogador Washington “Coração Valente” receberá cidadania sergipana

Por Luciana Botto- Rede Alese

Tramitando na Comissão de Constituição e Justiça, Projeto de Lei nº 22/2019, que visa a concessão do Título de Cidadania Sergipana ao ex-futebolista brasileiro, Washington Stecanela Cerqueira, mais conhecido como “Washington Coração Valente”. A propositura é de autoria do deputado estadual Dilson de Agripino (PPS).

De acordo com justificativa da matéria, a honraria ao jogador Washington, hoje Secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (SNLIS), se trata de reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à sociedade, elevando o nome do Estado de Sergipe nacionalmente, na promoção de jogos beneficentes realizados pelo interior do estado com a presença de vários atletas do futebol brasileiro, a exemplo de Caio Ribeiro. Vale ressaltar que toda renda arrecadada dos jogos foi revertida em projetos sociais.

Em 17 anos de carreira nos gramados, “Washington Coração Valente”, marcou ao todo, 411 gols. Em 2004, foi consagrado artilheiro do Campeonato Brasileiro, jogando pelo Atlético Paranaense. Em 2008, foi o maior goleador do torneio, consagrando o Fluminense Football Club o título do Brasileirão, encerrando suas conquistas no futebol em 2011, com a aposentadoria.

O centroavante recebeu o apelido carinhoso de “Coração Valente” por ter retornado aos gramados após cirurgia cardíaca, entrando para o Guinness Book ao quebrar o recorde de gols marcados em uma única edição do Campeonato Brasileiro no ano de 2004, marcando 34 gols.

Ao longo de sua carreira, que teve início aos 15 anos de idade, Washington passou por diversos clubes: Internacional, Ponte Preta, São Paulo, Fenerbahçe (Turquia) e Tokyo Verdy (Japão). Integrou à Seleção Brasileira na Copa das Confederações de 2001 e em partidas das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2002.

Dos campos de futebol à política, Washington foi secretário de esportes e vereador em Caxias do Sul (RS), em 2012. No início deste ano, exerceu um curto mandato de três meses como deputado federal, quando então recebeu o convite para a assumir a Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, dentro da estrutura da Secretaria Especial do Esporte do novo Ministério da Cidadania.

Recentemente, o ex-jogador Washington Cerqueira se tornou cidadão aracajuano com titularidade entregue pela Câmara Municipal de Aracaju.

Foto: Heribaldo Martins