logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Reunião na Alese discute bibliotecas públicas e escolares

junho 15, 2022 @ 08:00 - 17:00

15/6/2022

Por Assessoria Parlamentar 

Representantes de entidades dos profissionais da Biblioteconomia e dos conselhos estaduais de Educação (CEE) e da Cultura (CEC) se reuniram nesta terça-feira, 14, na Sala das Comissões da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), para discutir os caminhos para efetivação da Lei nº 12.244/10, que prevê a existência de biblioteca em cada escola das redes pública e privada de ensino e aponta a necessidade de respeitar-se a profissão de Bibliotecário. A reunião foi intermediada pelo deputado estadual Iran Barbosa, do Psol, membro da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Alese.

Participaram da reunião Cláudia Teresinha Stocker e Telma de Carvalho, ambas do Conselho Regional de Biblioteconomia da 5ª Região; Martha Suzana Cabral Nunes, professora de Biblioteconomia e chefe do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Sergipe (CCSA/UFS); Valéria Aparecida Bari, do Conselho Federal de Biblioteconomia; o artista plástico Antônio da Cruz, do Conselho Estadual de Cultura; e os conselheiros estaduais de Educação João Luiz Andrade Dória (presidente), Renir Silva Lima Damasceno e João Bosco Argolo Delfino.

O deputado Iran Barbosa destacou a importância das bibliotecas numa sociedade marcada pela exclusão cultural e pela falta de estímulo à leitura, como é o caso da sociedade brasileira. O parlamentar também chamou a atenção para a necessidade da garantia da presença de profissionais bibliotecários nas bibliotecas públicas e escolares.

“A lei é bem clara, em seu artigo 3º, quando diz que os sistemas de ensino do país deverão desenvolver esforços progressivos para que a universalização das bibliotecas escolares seja efetivada num prazo máximo de dez anos, respeitada a profissão de Bibliotecário. Portanto, como é uma exigência legal a existência de biblioteca nas escolas, consequentemente há a necessidade da presença do profissional bibliotecário. Precisamos que a Lei 12.244/2010 tenha desdobramentos em nosso estado, e por isso procuramos envolver nesse debate os conselhos de Cultura e de Educação para buscar os caminhos para dar efetividade a essa legislação e valorizar os profissionais bibliotecários, que são essenciais para que as bibliotecas cumpram plenamente a sua função”, defendeu Iran Barbosa.

Foto: Assessoria

Detalhes

Data:
junho 15, 2022
Hora:
08:00 - 17:00
Evento Tags:
,

Local

TV Alese
Av. Ivo do Prado, s/n – Palácio Gov. João Alves Filho – Centro
Aracaju, Brasil
+ Google Map

Organizador

TV Alese
Pular para o conteúdo