Por Stephanie Macêdo – Rede Alese
No próximo dia 22 de junho (sábado) a TV Alese fará 15 anos de existência. Para celebrar uma década e meia da transmissão da televisão aberta no estado de Sergipe, a jornalista Evelin Maciel, que é a coordenadora da Rede Legislativa de Rádio e Televisão, proferiu palestra no plenário do Poder Legislativo na tarde de hoje, 17, sobre “O Papel da TV Legislativa na Construção da Cidadania”.
Em sua exposição, a jornalista explicou a origem da Rede Legislativa de TV – que foi a primeira rede de televisão a se formar no Brasil com o recurso digital da multiprogramação, e que possibilita o uso de um mesmo transmissor para quatro emissoras independentes.
Segundo a jornalista convidada, a rede tem o objetivo de incentivar que às casas legislativas montem suas próprias emissoras de rádio e televisão, com sinal aberto e gratuito, e assim, universalizar o acesso às programações. Ressaltou que isso é possível porque a câmara e o senado compartilham seus canais com os parceiros e dividem custos e responsabilidades. “Hoje a situação atual da Tv é de 355 canais solicitados. Em implantação o número chega a 114, e 52 operações (canais) estão no ar”, explicou Evelin.
A multiprogramação da Rede permite que o canal de 6MHz consignado ao Poder Legislativo federal transmita ao mesmo tempo, 24 horas por dia, as programações da TV Câmara Federal, da Tc Senado, da TV Assembleia estadual e da TV Câmara municipal.
Audiência
A coordenadora da Rede do Legislativo garante que as TVs do Legislativo têm audiência. “Tv câmara alcança a 216 mil domicílios por dia em 16 capitais. O acumulado do primeiro trimestre chega a 8,5 milhões de domicilio. No final do ano a gente vai chegar a 60 milhões de pessoas que assistiram a Tv do legislativo”, explicou.
Para que a transmissão da Tv Alese chegue de forma digital a alguns municípios de Sergipe, o presidente da Alese, Luciano Bispo (MDB), entregou à coordenadora de Rede da Tv Legislativa, Evelin Maciel, um ofício que solicita ao presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, a ampliação da transmissão da TV Alese.
Foto: Junior Ventura