As visitas especiais realizadas por instituições de ensino na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), fazem parte das atividades da Escola do Legislativo da Assembleia (Elese), que fomenta os conhecimentos dos alunos referentes aos trabalhos do legislativo e também a cidadania.
Para Humberto de Oliveira, assistente técnico legislativo, que exerce o trabalho de coordenar as visitas do projeto ‘Visita a Casa do Povo’, afirma que esse processo acontece através da livre iniciativa de cada instituição. “A Escola do Legislativo é bem aberta às comunidades, seja estudantil, seja a sociedade civil, para que ela tenha o interesse em conhecer o funcionamento do poder legislativo.
Ainda para Humberto, a instituição interessada entra em contato com a Escola do Legislativo, e exerce esse trabalho de recepcionar, passar informações, tanto a parte histórica, como a parte legislativa da Casa. Enfim, é um trabalho de reciprocidade. “Atender a demanda da sociedade naquilo que transmitimos, que é o conhecimento, e ao final percebemos o quanto foi valiosa a visita desses alunos, em conhecerem a Assembleia Legislativa. Ver qual é o compromisso do futuro da sociedade. Os jovens tem esse papel importante, são o futuro do amanhã. Então a Escola tem se preocupado bastante com a instituição educacional, a nível tanto do estado quanto do município.
Foi observado da parte de Oliveira, de que as instituições se atentassem as visitas a Casa legislativa. “Gostaria muito que as escolas ficassem atentas a esse tipo de serviço que a Elese presta, e se disponibilizasse em trazer os estudantes para a Casa do povo, para ver como realmente é o funcionamento”, finalizou.
Visitas de Estudantes
Os estudantes do Fundamental Menor da Escola Municipal Professor José Antônio da Costa Melo, acompanhados da professora Tereza Ferreira Alves Batista, foram conhecer os trabalhos dos deputados estaduais durante sessão plenária no mês de agosto. Assim como os estudantes do Instituto Federal de Sergipe (IFS).
A aluna Maria Eduarda, de 9 anos, disse que gostou muito de conhecer a Assembleia Legislativa e os parlamentares. “Gostei muito de conhecer a Assembleia, e acho importante o papel da Alese para a sociedade”, disse.
Para o Aluno Michael Oliveira, 16 anos, a Assembleia pode mudar para melhor a saúde, educação e segurança do Estado de Sergipe. “As leis que os deputados votam, decidem o que vai melhorar na saúde da sociedade e na educação de nós alunos. A segurança também é tema dos deputados, pois precisamos das leis que nos protejam”, afirmou.
Por Paulo Renan – Rede Alese
Fotos: Jadilson Simões