Estreia: Editora Alese inaugura com o lançamento do livro ‘Euclides Paes Mendonça’

Por Stephanie Macêdo/Agência de Notícias Alese

A Editora Alese estreou com o lançamento da obra literária ‘Euclides Paes Mendonça: um político do passado’. O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), deputado Luciano Bispo, destacou que a obra literária passa a ser a primeira lançada pela Editora do Poder Legislativo e que representa relevância, por tema, apesar de ter acontecido há muitas décadas, ainda ser frequente nas rodas de conversa políticas e também entre os cidadãos da cidade de Itabaiana e em todo o estado de Sergipe. A solenidade de lançamento da obra literária, de autoria do escritor itabaianense, ocupante da cadeira de número 25 da Academia Sergipana de Letras, Vladimir Souza Carvalho, ocorreu na noite de ontem, 18, na na Biblioteca Pública Epiphaneo Dória.

Luciano Bispo entrega à população o primeiro livro da Editora Alese

“Euclides Paes Mendonça é da minha terra, foi um grande político para Itabaiana e para Sergipe, ele contribuiu para o desenvolvimento do estado. Amava demais Itabaiana, batalhou para o crescimento do município, para que crescesse de forma adiantada e organizada. Importante que a sua trajetória de vida e política seja eternizada nessa obra literária”, declarou o presidente.

O presidente do Conselho Editorial  da Editora Alese, Igor Albuquerque, destacou importância da primeira impressão, que tece ensaios, crônicas e anedotas sobre a vida do empreendedor e político sergipano, Euclides Paes Mendonça.

” É um dia muito importante, não só para as letras, para a literatura, como para a Assembleia Legislativa de Sergipe. A sua Editora, que foi criada ainda na gestão do presidente Luciano Bispo, e chega a entregar, antes do final de sua gestão, a  obra de um escritor experiente, um magistrado, um professor, que é desembargador federal no Tribunal Regional Federal do Recife, Dr. Vladimir. Ele orgulha a magistratura federal e também as letras sergipanas, e a Academia Sergipana de Letras, da qual ele é integrante, assim como eu tive a oportunidade de ser recentemente integrado àquela Casa. E esta obra, além de ser a primeira da editora, é uma obra que narra ocorrência de um crime que marcou o País na ocasião. E o Dr Vladimir, dada sua expertise, e dado o seu talento próprio para este tipo de escrita, certamente brinda não somente a Assembleia como toda a sociedade sergipana com uma obra de altíssimo relevo e grande qualidade”, declarou Albuquerque.

O presidente do Conselho Editorial  da Editora Alese, Igor Albuquerque

O autor da obra, Vladimir Souza Carvalho, revela que literatura traz ao lume a trajetória de Euclides, os prós e os contras, e se transforma num livro que, quem for agora mergulhar na história sergipana de 1945 a 1964, terá, evidentemente, onde buscar maior conteúdo sobre o falecido homenageado no livro.

“A  figura de Euclides Paes Mendonça não pode ficar desprezada, esquecida ou omitida por qualquer apontamento que se faça sobre a história de Sergipe neste período. Então, é neste sentido, que a maior pretensão do livro é justamente esta, de trazer ao lume a figura de Euclides, não só como aquele homem de que se acusa muita coisa, mas também o homem que fez muita coisa boa, tem os seus defeitos e as suas virtudes, e se integrou de uma forma tal à história sergipana que não pode ficar relegado a um plano secundário”, externou o escritor.

O doutor em História e Filosofia da Educação, Jorge Carvalho do Nascimento que também é o Editor Chefe da Editora Chefe destacou que o primeiro livro da editora da Casa teve incentivo do presidente do Poder, deputado Luciano Bispo, e que obras como essas devem continuar a compor os caminhos da editora.

Jorge Carvalho do Nascimento é o Editor Chefe da Editora Chefe

“É um prazer da editora poder estrear com a publicação que conta com uma página tão importante da história de Sergipe como foi a de Euclides Paes Mendonça, obra que conta a trajetória política do político, num episódio que mexeu com a vida dos sergipanos. A satisfação é redobrada por escritor ter dedicado  vida para a estudar política de Sergipe, e a vida de Itabaiana, que é o escritor Vladimir, membro da Academia Sergipana de Letras. Ele nos brinda com a obra que havia necessidade nos estudos da história de Sergipe. Tenho esperanças fundadas que a editora possa continuar oferecendo a população do Estado trabalhos com a importante igual a vida de Euclides Paes Mendonça”, revelou Jorge Carvalho.

Fotos: Joel Luiz/Agência de Notícias Alese