Estância recebe a primeira sessão Itinerante da Alese em 2016

A quinta sessão itinerante da 18ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), que aconteceu na manhã dessa quarta-feira (30), no Fórum Ministro Heitor de Souza na cidade de Estância região Sul do Estado, foi prestigiada por lideranças políticas, autoridades locais, pela população estanciana e de toda a região.
A sessão foi aberta pelo presidente da Alese deputado Luciano Bispo (PMDB), que em seu discurso fez uma saudação especial ao público que estava presente e agradeceu a diretora do Fórum Tatiane Braga, que cedeu o espaço para a realização da sessão.

Foto: Jorge Henrique

Além do presidente Luciano Bispo Mesa Diretora foi composta pelo vice-presidente deputado Garibalde Mendonça (PMDB), a segunda secretária Goretti Reis (PMDB), do prefeito de Estância Carlos Magno Garcia (PSB), do presidente da Câmara de Vereadores Luiz Sérgio Nascimento Neto, do capitão de Fragatas de Sergipe João Batista e o ex-prefeito de Estância Ivan Leite (PRB).

Como vem acontecendo nas últimas sessões itinerantes, o pequeno expediente foi aberto para moradores e políticos da região discursarem, ao todo 26 inscritos. O primeiro a falar foi o prefeito da cidade Carlos Magno, que parabenizou a Mesa Diretora da Alese, afirmando que a iniciativa é uma demonstração de avanço para o desenvolvimento do estado.

Foto: Jorge Henrique

Para Carlos Magno, a sessão deve ter uma finalidade: atender a demanda dos municípios e ajudar aos administradores municipais. “Não podemos mais continuar com o pires na mão, mendigando do governo Federal. Precisamos e contamos com o apoio dos deputados para unirmos as forças para acabar com a centralização da União. Os municípios precisam de autonomia para que haja desenvolvimento”, observou.

O ex-prefeito e deputado estadual Ivan Leite (PRB), também usou a tribuna para enaltecer a decisão de Luciano Bispo em dar continuidade ao Projeto das Sessões Itinerantes. Para Ivan Leite aproximar o povo dos parlamentares é uma necessidade, demonstra o interesse do Poder Legislativo pela região Sul. Segundo Ivan todas as indicações apresentadas pelos deputados são importantes porque retratam a necessidade de todo o município. “Espero o mesmo que os demais, que todas as reivindicações sejam atendidas”, observou.

Foto: Jorge Henrique

Vereadores de Estância e de outros municípios usaram a tribuna para reivindicar melhorias em todas as áreas, mas principalmente em relação as estradas da região sul. Uma delas, a do vereador Cristóvão Freire dos Santos, foi a recuperação de pontes que ligam os povoados através do Rio Piauitinga e Capivara para minimizar o sofrimento dos agricultores que trafegam pela cidade. “São quase mil agricultores que abastecem as feiras dos municípios da região e precisam fazer um desvio de mais de três quilômetros todos os dias. Não podemos admitir que a situação continue”, reclamou.

Foto: Jorge Henrique

Outra reivindicação em relação as rodovias da região sul foi feita pelo vereador José Domingos Machado Soares, ele relatou que a Rodovia SE – 470 que liga BR 101 até a SE-100 Sul, encontra-se em estado lamentável. De acordo com ele, é por esta rodovia que as mangabeiras e pescadores transportam os produtos para as feiras livres e é de fundamental importância para o turismo e não há como trafegar por falta de recapeamento. “Precisamos contar com o apoio dos parlamentares para melhorar o tráfego na região”, cobrou acrescentando que, a sessão itinerante é fundamental para o aprofundamento das relações democráticas.

Ao fim do pequeno expediente, o presidente Luciano Bispo voltou a afirmar que as itinerantes têm o objetivo de levar a reclamação, a reivindicação e a crítica aos órgãos estaduais e diretamente ao Governo do Estado através de documentos. “Vir a cidade de Estância conversar com o povo faz parte do projeto, que já exista na casa Legislativa e estamos colocando na pauta dos nossos trabalhos, porque é de suma importância para os deputados e para a sociedade que precisa acompanhar o trabalho que fazemos”, concluiu.

Por Glice Rosa – Agência Alese de Notícias