Por Stephanie Macêdo | Agência de Notícias Alese
O Espaço Cultural Djenal Queiroz da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) recebeu, na noite de ontem (26), a ‘Estação dos Livros e da Poesia’ em comemoração ao mês dedicado à literatura, aos livros e aos escritores. O encontro, marcado por um cenário de harmonia, conhecimento, melodia e beleza, contou com nomes representativos da literatura sergipana nas mais diversas áreas com obras que são referência no meio cultural sergipano. Aberto ao público, o Hall do Poder Legislativo contou com a participação da população sergipana, servidores da Casa, familiares dos autores e artistas que contemplaram a segunda edição do Espaço, que sempre ocorre na última quinta-feira de cada mês.
A “Praça da Leitura”, um canto especial de reunião de obras literárias, foi abrilhantada com livros publicados e autografados pelos escritores que expuseram seus livros durante toda a noite, entre eles: Antônio Saracura, autor do livro ‘O Menino Amarelo’; Sandra Natividade, autora do livro ‘Memórias da Igreja Batista Pioneira em Sergipe’; José Anderson Nascimento, autor da obra ‘Perfis Acadêmicos’; Isabel Melo, autora do livro ‘Os cinco sentidos na natureza – contos e versos’; e Expedito Souza, autor da obra ‘Sobre Ruas e Cidades’. As obras e os nomes convidados apresentam gêneros diversificados de setores variados para que o leque da produção artística sergipana estivesse representado.
A abertura do evento foi marcada pela participação especial da poetisa Dirce Nascimento, que na ocasião declamou a poesia Sol Nascente. Todo o momento musical do Espaço Cultural foi proporcionado pelo Grupo Sinfônico ‘Quarteto Duellos’, formado por integrantes da Orquestra Sinfônica de Sergipe. Ao som do piano, violoncelo, violino e flauta, o repertório incluiu clássicos da MPB, da música erudita com linguagem popular e clássicos da música sergipana.
Conectividade com a arte
Criado no início dos anos 2000, pelo então presidente Antônio Passos, o Espaço Cultural da Alese logo se transformou em um efervescente ponto de encontro de artistas, produtores culturais e intelectuais, consagrado por exposições de arte, apresentações musicais e lançamento de livros que marcaram época em Sergipe.
Ciente do importante ambiente físico nas dependências do Poder Legislativo onde a classe artística apresenta os seus trabalhos e a população sergipana conhece mais seus cantores, pintores, escritores, entre outros profissionais, o Espaço Cultural foi reaberto para os artistas e povo sergipano na última quinta-feira do mês de setembro deste ano de 2023 pelo atual presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Jeferson Andrade (PSD). “Este é um espaço aberto à cultura e às artes sergipanas, para divulgar o talento dos nossos artistas e que voltou em definitivo”, comemorou o presidente na reabertura.
O Espaço tem por Curador o jornalista e produtor cultural, Beneti Nascimento. Na noite de ontem, o curador conduziu a reabertura, momento em que agradeceu aos artistas e público presente por realização de um trabalho valoroso, dedicado às artes.
“O evento de ontem foi muito significativo, reúne no mesmo espaço cinco importantes nomes da intelectualidade sergipana, escritores que traduzem os nossos costumes, as nossas crenças, a nossa religiosidade, os nossos motivacionais, os nossos foguedos, as histórias que fazem parte da vida do aracajuano, cada ponto turístico, cada ponto estratégico da cidade nos seus tempos mais remotos. O Espaço preenche justamente esse desejo que a gestão do presidente Jefferson Andrade, que é tem de entregar à nossa arte, à nossa cultura um lugar importante para que o Sergipano se alcance, se veja, esteja presente e aprenda, consiga ter contato com os nossos grandes nomes, com os nossos grandes representantes. Eu creio que agora com a retomada do espaço cultural, nós vamos marcar um tempo significativo nessa abordagem de trazer para dentro dessa casa, a casa do povo, os nossos grandes artistas de diversas variedades de arte praticadas, seja os escritores, os poetas, os cantadores, os repentistas, o folclore riquíssimo de Sergipe, os grafiteiros. Os fazedores de arte no teatro, os bonequeiros, enfim, a gente vai fazer esse caminho trazendo para esta Casa todas essas manifestações para que o povo de Aracaju, o povo sergipano possa reconhecê-los do trabalho que a Alese executa em nossa cidade”, ressaltou o coordenador de Cultura da Alese.
O secretário-geral da Mesa Diretora da Alese, Igor Albuquerque, junto ao deputado estadual, Paulo Junior (PV), participaram da segunda edição e destacaram a importância do evento. “A ideia desse retorno do espaço cultural é, justamente, oferecer ao servidor, à sociedade em geral e aos parlamentares uma experiência sensorial completa, com cheiro, visual e paladar. É também a experiência da boa conversa e das obras que são expostas durante o evento no Espaço. Então, esse é o papel do Espaço Cultural da Alese”, declarou. Igor Albuquerque também é o presidente do Conselho Estadual de Cultura.
“Sergipe é um estado que respira cultura. Venho de um município que é o berço cultural da sergipanidade que é São Cristóvão. E a gente tem essa identidade de sempre fomentar as atividades culturais. Gostaria de parabenizar o presidente Jeferson Andrade por retomar esse espaço cultural com suas habilidades para os servidores, artistas e público em geral”, destacou o parlamentar.
Fotos: Joel Luiz- Agência Alese