Fortalecer a democratização do acesso à cultura e enaltecer os talentos de servidores da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese). Esses foram os objetivos da sétima edição do Espaço Cultural Djenal Queiroz localizado no Hall da Casa Parlamentar na quinta-feira (25). A ação visa tem de prestigiar, fomentar e promover as artes e os artistas de diversos segmentos e realizar a aproximação entre eles e a população sergipana.
A noite cultural e festiva foi aberta com a apresentação da Orquestra do 28° Batalhão de Caçadores. No repertório, clássicos da música sergipana como ‘Mirando as Ondas do Mar’, e ‘Atalaia’ nordestina, a exemplo de ‘Anunciação’. Em seguida ocorreu a apresentação do coral de servidores da Alese (Corales) que também trouxe um repertório que celebra e traduz sergipanidade.
Representando o presidente da Alese deputado Jeferson Andrade (PSD) no evento, o diretor-geral da mesa diretora, Igor Albuquerque destacou a importância da abertura de espaços públicos visando o fortalecimento do cenário cultural sergipano. “O Espaço Cultural é uma tradição que a Assembleia Legislativa tem retomado na gestão do presidente Jeferson Andrade. O local tem sido um elemento importante para a população e também os fazedores de cultura. No dia de hoje, estamos prestigiando as pratas da casa. São servidores da Alese que irão fazer a exposição da sua arte de uma forma democrática”, destacou.
Artistas e Apresentações
Com 23 anos de carreira, a cantora Márcia Chou também é servidora da Alese. Ela tem repertório bem eclético que passeia pelo pop, rock, nacional e internacional, samba e música popular brasileira.
“Este é um importante incentivo para a ‘prata da casa’. A Alese abrir este espaço é interessante para que o público e nossos colegas conheçam os nossos talentos ”, declarou q cantora Márcia chou.
O artista plástico Luís Carlos Laures iniciou suas atividades aos nove anos de idade na cidade de Itabaianinha pintando em compensado de forma autodidata. Aos 20 anos, descobriu seu talento para telas e não parou mais. “Ao todo são mais de 3 mil pinturas que variam entre paisagens, pessoas e animais”, falou.
Participação
Ao saber das atividades do espaço cultural pelo site da Alese, o aposentado Marcos Aurélio Santos quis conferir a exposição e também as apresentações culturais. Ele conta que ficou impressionado com o talento dos artistas. “Li no site e vim para cá para conferir. Os quadro são lindos e que tem diversas temas como: paisagens, animais e tradições sergipanas“, declarou.
O servidor da Michel Matos também prestigiou a noite festiva do Espaço Cultural Djenal Queiroz. “Vim prestigiar os meus colegas de trabalho e também conhecer mais artes produzidas eles. Um momento importante essa abertura de espaço da Alese para os artistas sergipanos”, afirmou.
Curadoria
O jornalista Benetti Nascimento é o curador do Espaço Cultural. “O Espaço Cultural Djenal Queiroz tem a finalidade aproximar o Poder Legislativo do povo sergipano por meio da arte e da cultura. Hoje, com as ‘pratas da casa’ estamos buscando revelar novos talentos e também contribuir na divulgação de artistas que são servidores da Alese”, ressaltou.
O Espaço cultural
Com 25 anos de existência, o Espaço cultural Djenal Queiroz é um voltado para a classe artística pode apresentar os seus trabalhos e a população sergipana também conheceu mais seus cantores, pintores, escritores, entre outros profissionais.
Em setembro de 2023, houve a reabertura das atividades representando o fortalecimento da relação do Poder Legislativo com a arte e cultura.
Fotos: Joel Luiz/Agência de Notícias Alese