logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Espaço Cultural de Março na AL é aberto com programação diversa

A “Casa do Povo”, marcada pelos principais embates políticos entre governo e oposição, também é “campo” para a diversidade cultural do nosso Estado. Com a presença de um bom público, admiradores da arte sergipana em sua grande maioria, a Assembleia Legislativa de Sergipe abriu suas portas, na noite dessa quarta-feira (15), para o coquetel de lançamento da programação do mês de março do Espaço Cultural Deputado Djenal Queiroz.

Espaço 4Os presentes se deliciaram com os trabalhos expostos pelos artistas nessa edição da Mostra. Até o dia 18 de abril estarão em exposição as pinturas do artista plástico Paulo Hora, o artesanato de Maria Góes, as fotografias de Dora Mendonça, e o livro de Gustavo Aragão. O Espaço Cultural, na gestão do presidente e deputado Luciano Bispo (PMDB), é uma realização da Diretoria de Comunicação Social da Assembleia Legislativa, sob o comando do diretor Marcos Aurélio, e que tem a Curadoria de Ilma Fontes.

“Juntar essas pessoas, a cada mês, é uma arte! A gente fica muito feliz de poder trazer essas pessoas para a Assembleia Legislativa, um espaço onde diariamente passa gente de todo tipo, do intelectual ao cidadão mais simples. A nossa função é de sempre levar o artista onde o povo está. Estamos abrindo o 14º ano desta Exposição aqui na AL, com um público de qualidade”, destacou a Curadora. A programação artística do mês se estende até o dia 18 de abril.

Livro

Espaço 6

Na abertura da Mostra, o presidente e fundador da Academia de Letras de Aracaju, Gustavo Aragão, relançou a obra “Projétil Lírico”, seu segundo desafio na esfera da poesia. “Este livro é composto por 50 poemas contemporâneos, que está subdividido em dois tons: projétil de mim e projétil lírico. No primeiro eu trago poemas que têm um apelo subjetivo e falam da minha interioridade, como de qualquer poeta; e o segundo fala do próprio fazer da poesia”.

 

 

Foto

Por conta de um tratamento de saúde, a fotógrafa Dora Mendonça não pode comparecer, mas estava representada no evento e teve sua obra saudada pela Curadora Ilma Fontes. “Esta exposição de fotos ganhou o título de ‘Mulher vista por Mulher’, com um belo painel com registros que muito alegram e colorem o nosso Espaço”.

Pintura

Espaço 9De uma forma inusitada, o artista plástico sergipano Paulo Hora passou a receber o apoio da família para a pintura. Ele que se dedica à arte desde os seis anos, foi mais um “talento” descoberto casualmente. “Desde pequeno eu costumava pintar calçadas e muros brancos. Dei muito trabalho na escola e minha mãe recebia muitas reclamações porque eu pintava os muros das pessoas”.

“Mas havia uma senhora que sempre acompanhava minhas pinturas. Até que um dia ela chegou até minha mãe e disse que tinha um artista em casa. Daí a minha família me apoiou e eu me sinto muito gratificado por fazer parte desta Exposição tão conceituada. São poucos os espaços que temos em Aracaju para expor nosso trabalho e este lugar é uma referência”, completou Paulo Hora.

 

Artesanato

Espaço 10A também artista plástica Maria Goes, há dois anos, descobriu o artesanato. Logo após sua aposentadoria e, desde então, decidiu seguir com sua vida ativa, mesmo na terceira idade. “Bordar todo mundo sabe, mas eu me dediquei a um trabalho mais especializado, recordando um pouco também da minha infância, as fazendas por onde andei e as brincadeiras de criança que participei. Além dos símbolos e personagens históricos sergipanos”.

Filha de Nossa Senhora da Glória, Maria Goes explicou que dedica muitas horas do dia a sua arte e que o artesanato foi uma grata surpresa para os seus familiares. “Quando eu completei 80 anos, no dia do meu aniversário, eu fiz uma exposição com todos os quadros de artesanato. Boa parte da minha família não sabia que eu bordava. Eu não tinha tempo. Depois que me aposentei, eu entendi que não podia parar e precisava seguir ativa”.

 

Música e arte

Espaço 5A cantora Patrícia Luz presenteou os presentes com uma apresentação musical muito rica e diversa, já trabalhando para o lançamento de seu CD até o final do ano. Paranaense, com experiências internacionais, Patrícia já reside há seis anos em Sergipe. “Eu canto e interpreto MPB, jazz e rock. As pessoas gostam e elogiam o meu trabalho porque sentem que o canto vem da alma. Muitos poetas estão me dando suas poesias para a gente fazer música, estou tendo muitas parcerias e estou adorando este momento especial aqui em Aracaju”. O evento também foi marcado por uma apresentação da Companhia de Artes da Alese.

 

 

Por Agência de Notícias Alese

 

Foto: César de Oliveira

 

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo