Nesta quinta-feira, 5, e sexta-feira, 6, teve início o curso de Organização e Gestão de Documentos Legislativos, numa parceria da Escola do Legislativo João de Seixas Dória, da Assembleia Legislativa de Sergipe com a Escola do Legislativo de Aracaju Professora Neuzice Barreto de Lima, unidade vinculada à Câmara Municipal de Aracaju (CMA). O curso está sendo realizado sempre as quintas e sextas-feiras do mês de dezembro, das 8h às 12h, na Elese, até o dia 20 de dezembro.
Serão 24 horas de informações fundamentais sobre a preservação de documentação pública prevista em lei. Participam do curso servidores das mais diversas instutuições, a exemplo da Deso, Prefeitura de São Cristóvão, Câmara municipal de Aracaju, Assembleia Legislativa de Sergipe, Arquivo Público Estadual e Municipal, Tribunal de Contas e Prefeitura de Laranjeiras. Para o facilitador do curso e coordenador da biblioteca da Elese, Marcelo Déda, Celson Íris, ter esses servidores de órgãos tão diferentes no curso, reflete o interesse cada vez maior pela área da preservação de documentos: ” É dever do Poder Público guardar, preservar e dar tratamento adequado à documentação oficial e as pessoas precisam entender que organizar exige técnica, método e processo científico” analisou.
A servidora Vera Lúcia dos Santos, da Prefeitura de São Cristóvão é auxiliar de Contabilidade. “Tudo pra mim é muito interessante. Eu passei a maior parte do meu tempo na Procuradoria, então tenho noção jurídica, mas o técnico em arquivo eu estava precisando. Estou adorando” disse ela. A colega de curso Edilene Vieira Santos é da área da Enfermagem e depois de um problema de saúde foi encaminhada ao arquivo da Prefeitura de São Cristóvão onde está há dois anos. “Estou adorando o curso que vai me ajudar bastante no meu trabalho e já estou pensando até em fazer um Pós-Graduação em Arquivologia”, disse animada.
De acordo com a coordenadora pedagógica da Escola do Legislativo de Aracaju, Irla Suelem, essa é uma das propostas da Escola: “proporcionar intercâmbio entre as Escolas do Legislativo e capacitar servidores, além de criar laços internos para que novas oportunidades possam ser estabelecidas na hora de qualificar servidores e a população em geral, com o objetivo de melhoria no atendimento ao público e em sua organização interna”, destaca.
Para a diretora da Escola do Legislativo João de Seixas Dória, Telma Pimentel, esse é um momento de celebração por conta de uma parceria tão importante com a Escola do Legislativo da Câmara de Aracaju.” Nós que estamos à frente de Escolas de Legislativos, precisamos cada vez mais estreitar os laços e garantir que os servidores possam receber o que há de mais moderno e atual em relação às legislações. No caso desse curso, estamos possibilitando que informações cheguem mais rápido à sociedade através da organização de informações que estão nos documentos, disse a diretora.
Fotos: Joel Luiz