logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Escola do Legislativo amplia laços entre a Assembleia e a comunidade

Responsável pelo projeto ‘Parlamentar por um dia’, programa que ensina a estudantes sergipanos como é o trabalho legislativo e como eleger seus representantes estudantis para o cargo de deputados, a Escola do Legislativo atua em outras frentes dentro e fora do parlamento. Se tornou um importante instrumento de diálogo entre a Assembleia Legislativa e a comunidade, além de fortalecer o papel da cultura sergipana.

A CIA de Artes mantida pela Escola do Legislativo, formada por três atores, tem atuado fora dos palcos. Na mais recente ação social, em parceria com Secretaria de Estado da Saúde, através da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), realizou em todo Estado a ‘Brigada Itinerante no combate ao mosquito Aedes Aegypti’, mosquito transmissor da Dengue, Zica e Chikungunya. Nessa parceria a CIA de Artes conscientizou a população através do teatro.

A proposta do projeto é visitar todos os municípios de Sergipe. Além da apresentação de teatro nas escolas, é feita a visita aos municípios com agentes de endemias da Funesa. No município de Areia Branca a brigada itinerante esteve na escola Municipal José Romão do Nascimento. Aproximadamente 100 crianças se encantaram com a apresentação teatral.

A Escola do Legislativo também marca presença com o projeto voltado para as comunidades. Lar Infantil Cristo Redentor, que abriga 65 crianças e adolescentes entre 6 e 16 anos, foi a primeira instituição a receber o Projeto Escola do Legislativo nas comunidades, onde foram ofertados trabalhos manuais, música, dança e teatro, com o objetivo de oportunizar a criança o aprendizado, possibilitando, inclusive, renda extra. O projeto, abraça uma comunidade por semestre, o artesanato produzido é feito com material reciclado e ao final de cada módulo são feitas apresentações e exposições.

O ‘Parlamentar por um dia’ busca atrair o interesse de jovens pela política, ‘formando líderes do amanhã’. O projeto é destinado a alunos do Ensino Médio das escolas públicas e privadas de Sergipe. O programa consiste em criar partidos, formar chapas e eleger os líderes que serão votados como o melhor representante da escola, durante eleição direta. A Escola do Legislativo orienta, dá o suporte necessário e acompanha o processo. Os alunos vão estudar para entender o que é processo legislativo, a Constituição Federal, Estadual e a Lei Orgânica, o regimento interno de um Poder Legislativo e vão elaborar proposituras, apresentar projetos e indicações.

Por Dilson Ramos – Agência de Notícias Alese

Foto: Divulgação

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo