Escola do Legislativo João de Seixas Dória prepara programação especial para Semana da Consciência Negra

Da Escola do Legislativo/ Por Rosângela Dória

A Escola do Legislativo João de Seixas Dória promove, entre os dias 20 a 23 de novembro, as
comemorações pelo Dia da Consciência Negra, com uma programação especial que contará com debates,
exposições, palestras e lançamento de livro. A abertura do evento ocorrerá no dia 20, às 9h, no hall da Escola do Legislativo, na praça Fausto Cardoso, com a exposição do artista Guga Viana denominada Arte in África. Às 10h30, no auditório da Elese, será realizada a palestra: ‘A desigualdade histórica e a inexistência do povo preto nos espaços
de poder ‘, com a ex-ministra da Mulher, Família e Direitos, Dra. Luislinda  Valois, um dos nomes mais importantes do país na luta e nos debates pela defesa dos negros. Na programação artística, no dia 20, haverá apresentação do Corales, o coral da Assembleia Legislativa de Sergipe e também da cantora Winnie Souza.

Benneti Nascimento

No dia 21 de novembro, às 9h, no auditório da Elese, será realizada palestra com o tema: ‘A questão racial e suas relações com o poder político’ com os palestrantes: o economista e militante do movimento negro, Carlos Trindade, a professora Maria Nely Santos e o Dr. em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo, Paulo Dantas. A programação artística contará com a participação do Corales.

No dia 22 de novembro, às 9h, no auditório da Elese, será realizada uma roda de conversa com a temática: formação intelectual negra e a resistência’, com a participação dos pesquisadores: Prof. Dr. Romero Venâncio, da Universidade Federal de Sergipe e a Profa. Dra. Lia Batista, também da Universidade Federal de Sergipe. Nas programação artística, haverá apresentação do Corales.

No dia 23 de novembro, haverá a realização de uma edição especial do ‘Projeto Quintas Negras’ dentro das comemorações da semana com lançamento do livro: Ode ao Pensamento Inebriado – Discurso e Poesias – de Severo D’Acelino. No evento teremos participação dos Tambores da Mãe África – o Som dos Tamborineiros Outorga de Títulos Insígnia Ewá às Yás e palestra: Poética Negra na Cultura afro- brasileira com luta e resistência, com o cantor e compossitor Altay Veloso.

Para o coordenador de Projetos Culturais da Elese, o jornalista Benneti Nascimento, ” é uma alegria imensa poder estar à frente de uma comemoração tão significativa quanto essa. Pela primeira vez, a Elese realiza um evento desa magnitude expressando um assunto que está na nossa vida diária que é o preconceito racial e a luta dos negros por melhores condições em vários espaços na sociedade” concluiu.

Telma Pimentel

A diretora da Escola do Legislativo, Telma Pimentel, falou sobre o papel da Elese nos assuntos importantes para a sociedade: ” É da natureza da instituição abrir espaços e oportunidades para ajudar numa reflexão mais aprofundada e sobre temas presentes e necessários para as discussões convidando personalidades importantes para a qualificação desses debates.” finalizou.

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela Lei no 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na Região Nordeste do Brasil. Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho. Atualmente existe uma série de estudos que procuram reconstituir a biografia desse importante personagem da resistência à escravidão no Brasil.”