Entrevista: Moritos Matos fala sobre sua expectativa de trabalho na Assembleia Legislativa

Hoje, 24, a Agência de Notícias e a TV Alese (ambas da Assembleia Legislativa de Sergipe) falou com Moritos Matos, um dos mais novos deputados estaduais da Casa Legislativa. Na entrevista, falou sobre suas perspectivas de trabalho na Alese e de sua experiência como vereador de Aracaju.

Em princípio, o Deputado Estadual do Partido Republicano da Ordem Social (PROS), frisou que a Câmara de Vereadores foi uma escola para que ele venha fazer uma gestão parlamentar com mais experiência, local que, segundo ele, teve boa convivência entre colegas vereadores.

A CMA foi a minha escola. No início a gente vai com ansiedade de melhorar a vidas das pessoas de imediato, mas as coisas não sem bem assim, há conflitos de interesses e às vezes esses interesses não são direcionados a quem realmente precisa, que é o povo”, ressaltou Moritos da Silva Matos.

Sobre o uso da bandana (acessório de cabelo), externou o motivo de usá-la no seu dia a dia. Segundo ele analisa, o que poderia denigrir sua imagem seriam suas atitudes falhas como gestor parlamentar e não o acessório. “O lenço na minha cabeça não é para aparecer na mídia, é uma promessa com papai do céu, e é por isso que a uso. Acredito que não terei problema de usá-la na Casa Legislativa. Onde, na Câmara tive, e fiquei quase 40 dias sem poder entrar”, explicou Matos.

No dia 15 de fevereiro o deputado Moritos Matos se ajuntará entre os demais deputados da Casa Legislativa, e se coloca como um deputado independente, mesmo aliado a PROS. “Ser independente é analisar as propostas e votar de acordo com sua consciência. Fui eleito numa bancada, junto com um grupo, mas tenho as minhas convicções como pessoa e cidadão, como um homem que acredita em Deus. E só o fato de acreditar em Deus, tenho essa liberdade de escolher o melhor para as pessoas”, asseverou o parlamentar.

DEP MORITOS MATOS FOTO JADILSON SIMOES 240117 (6)Ressaltou que o partido o conhece, e que não acredita que terá problemas nas suas posições diante dos projetos apresentados na Assembleia Legislativa. “Voto independente do partido, mesmo com posição do partido. Não creio que teremos problemas pois o partido me conhece. Como defender o povo, aquilo que defendi no período da campanha e chegando aqui faço diferente? Então não estaria eu sendo sincero com 8.324 pessoas que confiaram e me trouxeram a essa casa. Ser independente é estar de acordo com minhas convicções, independente de que peça o partido”, salientou Moritos Matos.

Asseverou ainda o parlamentar que, “Parlamento não é faca de pescoço para fazer o que partido manda. Claro que respeito o partido e vou sempre respeitar, mas tenho minha forma de fazer política, tenho minhas convicções”.

Propostas

Tenho muitos projetos, que nós aprovamos na câmara municipal e pretendo ampliar para o Estado. Temos que analisar situações, conhecer o parlamento com calma e paciência. Como foi feito na câmara e saí como o quarto vereador mais atuante. Cheguei caladinho, e nos dois primeiros meses fiquei só observando e aprendendo para saber onde estava pisando, e saber a hora de entrar em campo e fazer um gol. Farei isso também na Alese”, conta o deputado Estadual sua estratégia de trabalho na Casa Legislativa.

Dois projetos foram citados pelo parlamentar durante entrevista, o da proibição dos anabolizantes e o de melhor acompanhamento do Peso da criança. São projetos que pretende ampliar para o Estado de Sergipe. Muitos morrem pelo uso de anabolizantes, pessoa querem ganhar músculos de forma rápida, e sem orientação tomam as chamadas bombas”. Outro projeto é o controle do peso dos nossos jovens, uma balança e uma fita métrica consegue medir o peso das crianças, e com isso traz mais saúde para nossos jovens. Coisas simples mas que fazem a diferença para as vidas das pessoas”, expõe.

Transporte

Pra finalizar, Morotos Matos falou sobre o Uber e sobre o Moto-táxi, sendo o Uber, ainda, pauta com bastante polêmica, dividindo opiniões no Estado.  Sobre o Uber, sou contrário. Os taxistas já estão atravessando dificuldades. O Uber é um assunto que precisa ser discutido de uma forma que possa agregar a duas categorias, pois não pode prejudicar um favorecer o outro”, ressalta.

Quanto ao moto-taxi, eu sou favorável ao trasporte. Projeto quando fora apresentado de início na CMA, à época, não dava segurança ao usuário, hoje não. Hoje o serviço de moto-táxi está seguro, com curso, apto a fazer esse tipo de serviço. Sou e fui a favor”, externou sua opinião o parlamentar

Por, Agência de Notícias Alese

Foto: Jadilson Simões