No final da tarde dessa segunda-feira, 7, a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), concedeu o Título de Cidadã Sergipana à missionária leiga Enrica Mininni, coordenadora da Cáritas Diocesana e uma das coordenadoras das Pastorais da Igreja Católica em Sergipe. A homenagem, ocorrida no plenário da Alese, é resultado de um Projeto de Resolução de autoria da deputada estadual Ana Lúcia.

 

A cerimônia contou com a presença de várias autoridades como o Governador do Estado de Sergipe, Jackson Barreto, o arcebispo da arquidiocese de Aracaju, Dom José Palmeira Lessa, o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil em Sergipe, Thiago Oliveira, o reitor da Universidade Tiradentes e o representante da Universidade Federal de Sergipe, José Lima, além de outros representantes da Igreja Católica e de movimentos populares e sociais.

 

A deputada Ana Lúcia discursou em homenagem à Enrica e, em sua fala, fez um breve resgate da história de vida da homenageada “É com grande orgulho e alegria que, em nome da Assembleia Legislativa de Sergipe, entrego nesta tarde o Título de Cidadania Sergipana a Enrica Mininni: uma mulher, uma missionária, que abdicou de sua vida para se dedicar a transformar outras vidas, por meio do trabalho social e de evangelização das pastorais sociais da igreja católica”, destacou a deputada.

 

A parlamentar ainda ressaltou a importância do trabalho de Mininni para os mais pobres. “Em um momento como esse que estamos vivendo, de retirada e privações de direitos, principalmente na área social, em que vemos várias ações que visam prejudicar principalmente a população mais carente desse país, a continuação do trabalho de Enrica na Cáritas é fundamental para a reversão desse quadro”, enalteceu.

 

Em seu discurso, Enrica Mininni, agradeceu pela homenagem. “Gostaria de externar toda a minha gratidão à Assembleia Legislativa de Sergipe, e em especial à deputada Ana Lúcia, autora da propositura, por essa homenagem. Ela conseguiu fazer com que a homenagem acontecesse exatamente no dia em que completa 50 anos da minha chegada ao estado de Sergipe”, lembrou.

Por Ascom Parlamentar