Enok Luiz Ribeiro e Salviano Augusto Mariz recebem Título de Cidadania

Por Stephanie Macêdo

Os servidores públicos Enock Luiz Ribeiro da Silva, natural da Bahia, e Salviano Augusto de Almeida Mariz, natural da Paraíba, foram contemplados pela Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) com o ‘Título de Cidadania Sergipana’. A homenagem é fruto de Projeto de Resolução de autoria da deputada Goretti Reis (PSD).

Enock Luiz Ribeiro da Silva, natural da Bahia, e Salviano Augusto de Almeida Mariz,da Paraíba, recebem da deputada Goretti Reis o Titulo de Cidadania

Segundo declarou a deputada Goretti, os títulos concedidos resultam do reconhecimento do Poder Legislativo aos homenageados por desempenho das atividades profissionais exercidas pelos gestores públicos nas áreas da Saúde e Gestão Pública no Estado de Sergipe.

“O Enock hoje preside o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems)  e atua no cargo de secretário municipal da cidade de Nossa Senhora de Socorro. O Salviano é secretário executivo do (Cosems) e já foi secretário de diversos municípios em Sergipe e como empreendedor, foi responsável por gerar muitos empregos em nosso estado. São duas pessoas que vieram para Sergipe, saíram da Paraíba e da Bahia, e constituíram residência e família aqui. Eles têm contribuído muito com a Saúde Pública no nosso Estado. Então, a eles fazemos esse reconhecimento de cidadania sergipana”, declarou a deputada Goretti Reis.

O secretário executivo do Cosems em Sergipe, Salviano Mariz, revelou do seu sentimento de alegria por estar sendo homenageado como cidadão sergipano. Ele salientou que o título advém do seu serviço prestado durante os 35 anos em Sergipe.

O secretário executivo do Cosems em Sergipe, Salviano Mariz.

“Eu sou paraibano e cheguei aqui em 1986 e desde lá eu atuo na gestão pública estadual. Sou servidor público estadual, fui secretário municipal de Itabaiana durante cinco anos no mandato do então prefeito Luciano Bispo, de 2000 a 2004, e hoje estou recebendo este título outorgado pela deputada Goretti Reis, que também é uma amiga, é uma parceira da saúde de longas datas, e isso muito me honra”, destacou o paraibano Salviano Augusto de Almeida Mariz.

Sobre a atuação do Cosems diante da pandemia, Salviano Mariz colocou que o conselho nunca trabalhou tanto em prol da saúde pública como nesse período. ” O conselho é quem discute com a Secretaria Estadual todas as decisões de pactuação com o Ministério da Saúde, e a gente não tinha dia nem hora, durante toda essa pandemia, para estar deliberando e pactuando as ações do Ministério da Saúde junto à Secretaria Estadual de Sergipe”, disse.

Segundo revelou o baiano Enock Luiz Ribeiro da Silva, o reconhecimento vem por várias atividades exercidas em Sergipe.

O baiano homenageado, Enock Luiz Ribeiro da Silva

“Hoje é um dia de gratidão e reconhecimento de todos os deputados pelo trabalho feito em todo o território de Sergipe, principalmente da parte da deputada Goretti Reis, que é a autora da propositura. Aqui em Sergipe passei por Poço Redondo, onde fui secretário, lá residi por 13 anos, passei por Dores, fui vice-presidente do Conselho Regional de Enfermagem, fui secretário de Canindé de São Francisco e atualmente secretário municipal de nossa Senhora de Socorro, reconduzido ao cargo e atualmente presidente do Cosems em Sergipe. Por esse reconhecimento por nosso trabalho só tenho a agradecer. Em Sergipe tive uma filha e nesse estado resolvi viver”, enfatizou.

A secretária de Saúde de Sergipe, Mércia Feitosa e do prefeito da cidade de Socorro, Padre Inaldo.

O evento contou com a participação da secretária de Saúde de Sergipe, Mércia Feitosa e do prefeito da cidade de Socorro, Padre Inaldo. Devido a pandemia, o número de convidados foi reduzido.

Fotos: Jadilson Simões