Por Wênia Bandeira

O deputado Luciano Pimentel (Sem Partido) subiu à tribuna, nesta terça-feira, 26, para parabenizar os feitos da Prefeitura Municipal de Brumado, no interior da Bahia. O Poder Executivo daquela cidade foi convidado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para participar da Conferência das Nações Unidas sobre o Clima, a COP 26, que começa no próximo domingo, 31, em Glasgow, na Escócia.

O município construiu uma usina de energia solar fotovoltaica para atender as escolas públicas municipais. Com isso, todos os ambientes das escolas foram climatizados, o que auxilia no aprendizado dos estudantes.

“É uma cidade do sertão, com a temperatura extremamente alta. Isso ainda elevou o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do município para 6.1. Estive verificando que no nosso estado temos município com Ideb de 4.11, o Ideb do Brasil é 5.9, o da Bahia é 4.9. Isso chamou a atenção da ONU que convidou o prefeito Eduardo Vasconcelos para participar da Conferência”, falou o parlamentar.

O deputado disse que entrou em contato com o governador Belivaldo Chagas, com o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, e com o prefeito de Simão Dias, Cristiano Viana. A intenção foi mostrar o resultado obtido na cidade baiana.

“É a energia solar beneficiando o estado brasileiro e, principalmente, facilitando a aprendizagem dos alunos daquelas escolas. Eu quero parabenizar essas experiências exitosas e torcer para que estas experiências cheguem também ao nosso estado”, afirmou.

As declarações ocorreram durante o pequeno expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe.

Foto: Jadilson Simões