Energia dos Perímetros Irrigados de Itabaiana é religada

Preocupados com os produtores dos perímetros irrigados Poção da Ribeira, Jacarecica I e II, pelo uso da energia, os deputados estaduais buscaram junto ao Governo do Estado soluções. Dentre elas, o pagamento das faturas em atraso junto à empresa concessionária, a Energisa. A notícia boa foi dada pelo vice- governador Belivaldo Chagas ao presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado estadual Luciano Bispo, na manhã de sexta-feira (22), em contato realizado por telefone. Aproximadamente R$ 450 mil reais foram pagos pelo Governo do Estado, resolvendo, desta forma, a pendência do setor.

De acordo com o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), Mardoqueu Bodano, a Energisa já está de posse da ordem de religação e a previsão é de que no período da tarde restabeleça a energia dos dois locais que estão sem operação há quase uma semana.

Histórico
Os perímetros irrigados Poção da Ribeira, Jacarecica I e II, são projetos do tipo irrigação pública estadual sem intervenção fundiária. Os estudos iniciais e de viabilidade econômico-social da área foram realizados em 1984. O projeto executivo de irrigação ficou concluído em 1985, iniciando-se em seguida a implantação de obra, que foi inaugurada em 1987.

Localização
Os perímetros localizam-se no município de Itabaiana, no Território Agreste Central, distante 50 km de Aracaju, 13 km da sede municipal e 75 km para o Terminal Marítimo Inácio Barbosa. O município de Itabaiana é considerado um grande centro produtor e distribuidor de hortigranjeiros.

Por Luciana Botto- Agência de Notícias Alese, com informações da Cohidro