Convidado pela Fecomércio Sergipe para promover o intercâmbio empresarial da missão internacional Sergipe-Portugal, o empresário português Alberto Barreiro foi recebido no final da manhã dessa quarta-feira (11) pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Luciano Bispo (MDB). Também foram recebê-lo os deputados Garibalde Mendonça (MDB) e Antônio dos Santos (PSC).
Na oportunidade, Alberto Barreiro explicou que veio para Sergipe com o objetivo de estimular a troca de experiências e conhecimentos sobre como os empresários portugueses podem investir em Sergipe e como os sergipanos podem empreender em Portugal. Ele destacou as potencialidades sergipanas e brasileiras, mas registrou sua preocupação o crescimento da violência, com a insegurança que preocupa o Estado.
“Para nós esta tem sido uma grande experiência porque estamos conhecendo o modelo brasileiro de gestão e possíveis fontes de investimento. Foi importante e proveitoso. Mas comparando o Brasil com Portugal, neste momento a Europa está um pouco a frente. O Brasil é um País muito grande, não é fácil governá-lo, de implementar as políticas. Essa não é a primeira vez que venho aqui e vejo que as coisas estão um pouco diferentes”.
Em seguida, o empresário disse que “vejo o Brasil com grande potencial para receber investimentos de Portugal, mas ficamos assustados com nossos noticiários que revelam muita insegurança por aqui. Isso assusta. Os empresários têm interesse sim, mas vão questionar sobre essa violência. Lá a nossa legislação é um pouco mais rigorosa. Mas ainda assim os investimentos são viáveis, este é um País extraordinário e de paisagens belíssimas. Basta ajustar algumas questões”.
Segundo assessor de imprensa da Fecomércio, Márcio Rocha, em 2017 foram enviados para Portugal 12 empresários sergipanos com acompanhantes que foram estudar o mercado de lá para levar seus empreendimentos e os portugueses trazem de volta suas experiências. “Oito desses empresários já estão em estágio avançado de implantação de seus negócios por lá e outros empresários estão interessados também”.
Da Agência de Notícias Alese
Foto: Júnior Ventura