Empreendedorismo Jovem em Sergipe é tema de audiência pública na Alese

Através de uma iniciativa do mandato do deputado estadual Georgeo Passos (PTC), a Assembleia Legislativa promoveu na tarde dessa quinta-feira (21), uma audiência pública sobre o empreendedorismo jovem. Sob o tema “Empresas Juniores e o Incentivo ao Empreendedorismo em Sergipe”, o evento foi voltado para jovens empreendedores do Estado e com a projeção de inseri-los no mercado, além da formação de novas lideranças empresariais.

O idealizador do debate, o deputado Georgeo Passo se sentiu mobilizado a promover o debate diante do cenário de crise econômica que assola o País. “O desemprego está em alta e ver tantos jovens nos anima porque são eles que vão nos ajudar a sair desta situação”, explicou, relatando que fez um curso de oratória no início de 2015 no Senac, quando ouviu falar da importância da Federação Sergipana de Empresas Juniores.

“Há um trabalho desenvolvido e que é pouco divulgado. Esta audiência pública vai servir para que a sociedade tenha consciência da importância deste tema. Temos que dar efetividade ao que foi discutido. Falamos de algo que é regulamentado no País e essas empresas podem ajudar o poder público. É um serviço mais barato e com qualidade, fomentando a qualificação dos nossos jovens. Alguns municípios relutam em dar o benefício fiscal. Espero que esta audiência seja a primeira de um canal de interação que nós vamos manter”, completou o deputado Georgeo Passos.

O primeiro palestrante, Cláudio Vinícius Silva dos Santos, é o atual diretor de desenvolvimento da Federação Sergipana de Empresas Juniores. Ele um histórico sobre a projeção de Empresas Juniores no Brasil. “Fala desse movimento Empresa Júnior é falar da maior escola de empreendedorismo do País. Hoje o Brasil já suporta o maior número de empresas juniores do Mundo, apesar delas terem nascido na Europa. A nossa missão é formar empreendedores capacitados e comprometidos com a transformação do Brasil. Essa é a razão da nossa existência”.

Já o segundo orador, o administrador Arthur Henrique Verona Fontes iniciou sua trajetória no movimento Empresa Júnior, na EJAUFS Consultoria (Empresa Junior de Administração da UFS), onde atuou por quatro anos. “Os ensinamentos que tive na empresa júnior influenciou de uma forma decisiva na minha carreira. Sou uma prova viva que ela influencia porque foi lá quando eu abri a minha primeira empresa em 2009, de pesquisa e consultoria. Tive muito conhecimento técnico e um grande aprendizado empreendedor. A empresa júnior incentiva no empreender e ensina como funciona uma empresa de verdade. E é preciso aproximar a universidade do mercado porque o administrador sem contrato com o mercado é o mesmo que o médico sem contato com o paciente”.

O terceiro e último palestrante, Jardel Santos Nascimento, que é o atual Presidente Executivo da Federação Sergipana de Empresas Juniores, e externou sua preocupação com a formação de novos empreendedores na sociedade acadêmica. “A nossa proposta é encontrar meios de como impactar, como encontrar fatores de desenvolvimento para o nosso Estado. Um ecossistema empreendedor não é composto apenas por micro atores, dentre eles mercado, política, finanças, capital humano, cultura e esporte. No capital humano a maioria das instituições de ensino superior não interage bem com o mercado e abro um parêntese da UFS, que tem sim engatinhado, mas feito pontuações importantes para debater o empreendedorismo dentro da Universidade”.

“Poderíamos diminuir o déficit de emprego no país se cada turma formasse um empreendedor. As empresas juniores podem agir como disseminadoras da cultura empreendedora. As políticas podem influenciar positivamente no ecossistema e nas finanças, no atual cenário brasileiro, o empreendedor tem duas maneiras de buscar capital: próprio ou de terceiros, que normalmente vem de bancos que, com altas taxas de juros, ficam inviabilizados. Existe uma série de políticas e iniciativas que podem ajudar de forma positiva, mas que são pouco divulgadas”, completou Jardel Nascimento.

Presenças

Participaram do evento a vereadora de Aracaju, Kitty Lima (REDE); Fredson Santana, representando a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude; Sidney Vasconcelos, presidente do Conselho Regional de Administração; José Santos Barreto, secretário municipal de Esporte, Cultura, Turismo e Juventude de Ribeirópolis; o Coronel Roberval Leão, do 28º Batalhão de Caçadores; Paulo Eirado, representando o Senac Sergipe; e Valmir Lima Santana, representando o Banco do Nordeste do Brasil em Sergipe.

Da Agência de Notícias Alese

Foto: Júnior Ventura – #RedeAlese