Em Maruim, Kitty Lima ouve demanda de rendeiras e artesãs da renda irlandesa e visita o Monte Tabor

Por Assessoria

A valorização da arte e da cultura sergipana sempre esteve em pauta no mandato da deputada estadual Kitty Lima (Cidadania), que por conta de sua atuação no fomento à preservação da sergipanidade em todas as suas formas e manifestações, foi convidada pela Associação de Rendeiras e Artesãs de Maruim para ouvir a demanda das artesãs que buscam apoio para impulsionar a renda irlandesa, artesanato local que carrega um enorme significado da cultura sergipana.

A Associação de Rendeiras e Artesãs de Maruim desenvolve um artesanato que representa a manifestação artística e cultural típica de Maruim. A renda irlandesa produzida no município é Patrimônio Histórico e Cultural de Sergipe pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e contribui para a manutenção da identidade cultural de Sergipe. As artesãs relatam que estão enfrentando dificuldade para divulgar sua arte e para comercializar todo o material produzido na associação. Segundo elas, falta participação do poder público no incentivo à produção de uma das manifestações artísticas mais ricas do nosso estado, além da falta de apoio para que elas possam expôr e vender os produtos.

Preocupadas com o futuro incerto, as rendeiras procuraram a deputada Kitty Lima para que ela intermediasse junto ao Governo do Estado e à iniciativa privada formas de impulsionar a divulgação da renda irlandesa produzida em Maruim, valorizando assim a cultura local e levando o artesanato de Sergipe além fronteiras.

“As rendeiras estão precisando de apoio para o processo de produção da renda que historicamente é desenvolvida em Maruim, além de visibilidade para o material produzido na comunidade. Sabemos que essa é uma manifestação artística e cultural de muito valor para o povo sergipano, é um artesanato produzido apenas aqui em Sergipe, e no caso delas existe ainda um diferencial que torna a renda produzida em Maruim ainda mais especial. Precisamos valorizar a nossa cultura e agir de forma a ajudar essas mulheres que perpetuam o sentimento de sergipanidade, e o que elas estão pedindo aqui são formas de continuar gerando renda e impulsionar a cultura local”, explicou Kitty.

Após ouvir toda a demanda das rendeiras, Kitty se prontificou em levar a pauta para discutir junto ao Governo do Estado a fim de intermediar a concessão de linhas de financiamento, disponibilizar um espaço para as artesãs e viabilizar formas de fomento às atividades desenvolvidas pela associação.

“Elas querem uma sede própria onde elas possam concentrar as atividades e acesso à linhas de crédito para que possam investir na produção da renda irlandesa. Essas mulheres são guerreiras, elas querem trabalhar, ganhar seu dinheiro, ajudar no sustento de suas famílias, gerar renda, valorizar a arte local e levar o nome de Sergipe para todo o mundo. Elas são arretadas como eu e por isso farei o possível para ajudá-las”, prontificou-se Kitty.

Monte Tabor

Ainda em Maruim, Kitty Lima visitou o Monte Tabor, espaço que pertence à Igreja Católica e gerido pelo pároco da Igreja de Senhor dos Passos, padre Rodrigo, que revelou à deputada o desejo de construir no local um centro multiuso com atendimento psicossocial, ensino profissionalizante, oficinas, escola e creche para a comunidade de Maruim.

O espaço já possui uma estrutura física que, devido ao tempo em desuso e depredações, precisa de reparos. Padre Rodrigo levou a deputada para conhecer todas as instalações e falou de seu projeto para reforma do local que ele pretende abrir para toda a comunidade, deixando a deputada bastante entusiasmada.

“É um espaço muito bom que pode atender toda a comunidade funcionando como escola, creche e acolhendo diversas iniciativas como a Associação de Rendeiras e Artesãs, por exemplo. Pedimos ao padre um projeto completo de tudo o que ele pretende para esse centro multiuso e veremos a possibilidade de beneficiá-lo com emendas parlamentares, até mesmo somando ao apoio de outros parlamentares sergipanos. Não podemos deixar esse espaço maravilhoso sem uso, precisamos nos unir para tornar esse sonho do padre Rodrigo uma realidade em benefício de toda população maruinense”, garantiu Kitty.