logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Em 2019, Luciano Pimentel protagonizou debates sobre TEA e energia solar

Por Assessoria Parlamentar

Eleito para o segundo mandato, o deputado estadual Luciano Pimentel iniciou e encerrou as atividades legislativas de 2019 abordando um assunto que ainda é pouco discutido pela sociedade: o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Partindo do princípio de que o conhecimento é fundamental para assegurar a inclusão das pessoas diagnosticadas com TEA, o parlamentar é autor de proposituras que buscam o cumprimento de direitos previstos na legislação federal e visam conscientizar a população sergipana acerca do tema.

Nos primeiros meses de 2019, Luciano Pimentel apresentou o Projeto de Lei nº 32/2019, que determina a obrigatoriedade do atendimento preferencial para autistas em órgãos públicos e estabelecimentos privados de Sergipe. Aprovado por unanimidade na Casa Legislativa, o PL já foi sancionado pelo governador Belivaldo Chagas e se tornou a Lei nº 8.522, em vigor desde o mês de maio do ano passado.

“Por falta de informação, pessoas diagnosticadas com autismo e seus familiares precisam conviver com o julgamento alheio, com o preconceito de quem não sabe como o autista reage nas mais diversas situações do cotidiano. Neste sentido, a lei é um marco, pois além de representar o reconhecimento de um direito, é uma forma de conscientizar a sociedade sergipana sobre o TEA”, destaca Luciano Pimentel.

Com esse foco, o deputado também criou a Frente Parlamentar de Apoio e Proteção aos Direitos da Pessoa com TEA, conduziu uma audiência pública com a participação de famílias e especialistas na área, e encaminhou mais dois PLs sobre o transtorno. São eles: PL 162/2019, que institui no âmbito estadual o “Abril Azul”, um mês dedicado a ações de conscientização sobre o autismo, e está em trâmite na Assembleia, e o PL 163/2019, que dispõe sobre a carteira de identificação para pessoas com TEA e foi aprovado no dia 23 de dezembro.

“O TEA não é facilmente identificável. Por essa razão, quando um familiar ou o próprio autista solicita o atendimento prioritário, há um estranhamento por parte de quem os recepciona em estabelecimentos comercias e consultórios. Isso ocorre porque muitos não possuem conhecimento sobre o transtorno e questionam a real necessidade da preferencial, condicionando o acesso ao benefício a apresentação de um laudo médico. Neste sentido, propusemos o PL para reforçar a garantia desse direito previsto em lei e evitar que essas pessoas precisem carregar o laudo médico para todos os locais. Com isso acolhemos um anseio antigo dos pais e mães com quem dialogamos”, enfatiza Luciano Pimentel.

Energia Solar

Autor da propositura que originou a Lei nº. 8.467/2018,  responsável por estabelecer a política estadual de incentivo à geração de energia solar, Luciano Pimentel fez uma Moção de Repúdio contra a proposta de alteração da Resolução Normativa 482/2012, referente às regras aplicáveis à micro e minigeração distribuída, anunciada pela  Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) em outubro de 2019.

Desde que a ANEEL propôs a revisão das normas, o deputado faz duras críticas a medida que classifica como prematura e retrógrada. Em Brasília, Luciano Pimentel participou de audiência pública promovida pela agência para debater o assunto e afirmou que a mudança pode inviabilizar o setor da energia solar no Brasil.

“Apesar dos avanços registrados desde 2012, quando a resolução atual foi aprovada, a produção de energia solar no Brasil não é tão expressiva quanto gostaríamos. Neste cenário, acredito que ainda é cedo para mudar a resolução. É hora de crescer, de estruturar mecanismos para incentivar a adoção desse sistema e não de propor normas que dificultem o acesso à produção de energia limpa”, considera.

Economia e Turismo

Conhecedor do mercado econômico, Luciano Pimentel também protagonizou discussões neste campo. Buscando alternativas para alavancar o turismo sergipano, o deputado entregou ao Governo do Estado um estudo mostrando a relação entre a redução do ICMS sobre querosene de aviação (QAV) e a expansão do setor turístico.

O parlamentar possui três projetos com esse viés, um sancionado, um aprovado e o último em tramitação. Todos eles visam aquecer a economia dos municípios estimulando o potencial turístico de cada cidade, transformando em patrimônio cultural e inserindo no calendário oficial do Estado eventos que fazem parte das tradições sergipanas.

Em vigor desde outubro, o PL nº 145/2019, atualmente Lei nº 8.583/2019, torna patrimônio a Festa de Santos Reis de Siriri, realizada há mais de 80 anos. Apreciado e aprovado no dia 23 de dezembro, o PL nº 173/2019 concede o título de patrimônio ao Santuário do Monte Carmelo, em Carmópolis. Em trâmite na Assembleia, o PL nº 174/2019 confere igual título para Procissão dos Vaqueiros de Nossa Senhora das Dores.

“Sergipe é um estado rico. Em todos os municípios existem manifestações culturais e religiosas que atraem um grande números de visitantes. Torná-las patrimônio é uma forma de salvaguardar essas festividades e, consequentemente, permitir que elas continuem movimentando a economia local, através do turismo e do comércio”, conclui Luciano Pimentel.

Caueira e o Gerenciamento Costeiro

Em 2019, o Ministério Público Federal (MPF/SE) impetrou ação proibindo a construção de casas e determinando a paralisação das obras em curso na Praia da Caueira, em Itaporanga D’Ajuda, sob a alegação de que a região o está inserida em área de preservação. Procurado pelos moradores da localidade, Luciano Pimentel acompanhou de perto essa questão e esteve na sede do MPF e  da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), além de ter presidido uma audiência pública sobre a temática.

O caso reacendeu o debate sobre a necessidade de criar um plano de gerenciamento costeiro e promover o zoneamento do litoral sergipano. “É através do gerenciamento costeiro que será feita a regularização dos usos e atividades no litoral, um aspecto fundamental para alinhar o respeito às leis ambientais ao desenvolvimento de Sergipe. A partir desse diagnóstico da região litorânea e do zoneamento econômico-ecológico, poderemos fazer um juízo de valor acerca do é, efetivamente, área de preservação e regulamentada para construção”, destaca Luciano Pimentel.

“Hoje os moradores da Caueira precisam lidar com uma mudança de entendimento sobre a área de proteção ambiental. Com o gerenciamento costeiro, essas zonas de ocupação serão estabelecida por Lei, evitando que problemas como esse voltem a acontecer no futuro e favorecendo a percepção do potencial turístico do litoral sergipano”, pontua o deputado que votou pela aprovação do Projeto de  Lei nº 263/2019, que versa sobre o Plano e Sistema Estadual de Gerenciamento Costeiro.

Indicações

Outra parte relevante da ação parlamentar são as indicações. Neste aspecto, o deputado solicitou melhorias no abastecimento de água, recuperação asfáltica, pavimentação de vias e a perfuração e revitalização de poços artesianos em diversos municípios. Mesmo com as indicações, Luciano Pimentel fez questão de estar ao lado das lideranças municipais em reuniões com a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), o Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER) e a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro),  entre outros órgãos, para se certificar que os problemas de cada cidade seriam devidamente expostos para todas as entidades competentes.

 

 

 

 

 

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo