logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Eliminador de ar da tubulação de água tem aprovação da Alese

Por Stephanie Macêdo – Rede Alese

A proposta que dispõe sobre a instalação de equipamento eliminador de ar na tubulação do sistema de água residencial ou comercial  teve votação, por maioria, na Assembleia Legislativa de Sergipe. A Lei, a ser sancionada pelo Governo de Sergipe, estabelece que as empresas concessionária, fornecedora dos serviços de abastecimento de água, devem instalar equipamento bloqueador de ar na tubulação que antecedente ao hidrômetro.

De autoria da deputada estadual Gorreti Reis (PSD), o Projeto de Lei de nº 115/2019, destaca ainda que as novas instalações de hidrômetro devem ser feitas sem ônus algum por parte do consumidor. Também, que fica facultado ao consumidor que já possui hidrômetro coletivo ou individual  do sistema  de abastecimento de água, instalar o equipamento.

De acordo com a justificativa do projeto de lei, relatos de usuários do sistema de abastecimento de água sobre as constantes falta de água nos domicílios e as cobranças excessivas das faturas, tornam-se evidente que o consumidor está pagando pelo ar na rede. Segundo estudos ao realizar o pagamento da conta de água, o consumidor paga também pelo ar que passa pelo cano. Diante desse ocorrido, o ar é pago como água, podendo significar cerca de 40% a mais na contagem dos metros cúbicos, e consequentemente, maior valor na conta. Em algumas regiões esse cálculo pode gerar prejuízo aos consumidores de até 80%. 

“Em vista disso, quando a rede é novamente operacionalizada por questão técnicas é necessário a presença de pressão proveniente de ar comprimido para que a água consiga adentrar ao sistema de distribuição, fazendo com que os hidrômetros registrem o consumo, penalizando os consumidores”, explica a deputada Goretti.

Economia

O texto da justificativa destaca ainda que,  a Escola Federal de Engenharia de Itajuba (MG), onde um aparelho semelhante é fabricado, garante que a instalação significa uma economia de até 35% nas contas de água, ressaltando que esse percentual pode variar de uma região para outra, conforme a frequência de interruptores no fornecimento de água, inclusive, algo muito comum em Sergipe.

 

 

 

 

 

Foto: Divulgação Google

 

 

 

 

 

 

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo