Elese: Semana da Consciência Negra debate ‘Negros e Poder Político’

Da Escola do Legislativo/ Por Rosângela Dória

A Semana da Consciência Negra, evento que está sendo realizado pela Escola do Legislativo João de Seixas Dória, da Assembleia Legislativa de Sergipe, de 20 a 23 de novembro, chega ao segundo dia com o tema: A Questão Racial e suas Relações com o Poder Político, com o economista e militante do movimento negro Carlos Trindade e a professora e historiadora Maria Nely Santos Ribeiro.

Os palestrantes fizeram um passeio pelas relações estruturais e institucionais de poder político e a história da inserção e ascenção da população negra nesses espaços. ” As estruturas se formam de cima para baixo e é muito difícil que isso seja transformado” lamentou Trindade. Para o economista “é preciso que a gente possa repensar meios de alterar essa realidade. Agora temos pela primeira vez uma bancada negra, uma bancada suprapartidária que tem direito a voto na Câmara dos Deputados, que foi criada no dia 01 de novembro e o grupo terá direito a espaço de fala e de voto nas reuniões de líderes” comemorou. A bancada da Câmara do deputados será composta pelos deputados que fizeram a autodeclaração racial no formulário do registro de candidatura da eleição

A professora historiadora Maria Nely Santos Ribeiro contou parte da própria história para falar de racismo. Das dificuldades na infância, mas principalmente da ‘política afirmativa’ ao ser acolhida por uma pessoa que enxergou nela a inteligência de quem chegaria longe e isso se deu pela educação. ” Antes eu não defendia as cotas e hoje sou a primeira a falar sobre a politica de cotas como transformação. E não só nas universidades, mas no Executivo, no Legislativo e em vários outros espaços, falou a historiadora.

As comemorações da Semana da Consciência Negra seguem até esta quinta-feira, 23. Acompanhe a programação:
Dia 23.11 às 10h Edição especial do Projeto Quintas Negras’ dentro das comemorações da semana com lançamento do livro: Ode ao Pensamento Inebriado – Discurso e Poesias – de Severo D’Acelino. No evento teremos participação dos Tambores da Mãe África – o Som dos Tamborineiros e entrega de Outorga de Títulos Insígnia Ewá às Yás a personalidades negras importantes.

A exposição Art In Àfrica, de Guga Viana segue aberta ao público até o final do mês de janeiro. A Escola do legislativo João de Seixas Dória fica na praça Fausto Cardoso centro de Aracaju.

Fotos: Jadilson Simões/ Agência Alese