Elese: Semana da Consciência Negra debate ‘Formação Intelectual Negra e Resistência’

Da Escola do Legislativo – Por Rosangela Dória

O terceiro dia das comemorações da Semana da Consciência Negra, promovida pela Escola do Legislativo João de Seixas Dória, da Assembleia Legislativa de Sergipe, discutiu ‘A Formação Intelectual Negra e a Resistência’ com o Prof. Dr. Romero Venâncio da Universidade Federal de Sergipe e a Profa. Dra. Lia Batista, também da Universidade Federal de Sergipe.

O debate alcançou as discussões que apresentaram uma análise da inserção dos negros nos espaços acadêmicos, nos cursos de pós-graduação, na produção literária e nas áreas da pesquisa. Um dos pontos levantados pelos pesquisadores foi a importância da inclusão de nomes negros na elaboração de pesquisa, nos alinhamentos das propostas de ensino nas universidades e na linha de frente nas pesquisas envolvendo a população negra. O professor doutor Romero Venâncio lembrou que muitas mudanças já ocorreram e há uma produção intelectual com presença de negros e negras nos cursos de pós-graduação. “As cotas deram chance de igualdade para um jovem negro entrar na universidade e seguir uma carreira acadêmica, isso para ele é fundamental” lembrou.

O professor enalteceu o nome do ator, pesquisador e escritor Severo D’Acelino como um dos grandes nomes de Sergipe na luta dos negros e na manutenção da história e das conquistas do povo negro sergipano. Severo fará lançamento do livro Ode ao Pensamento Inebriado- Discursos e poemas, nesta sexta, 23, no auditório da Escola do legislativo numa edição especial do ‘Quintas Negras’ comemorada dentro da programação da Semana da Consciência Negra

A professora doutora Lia Batista lembrou o educador Paulo Freire ao falar sobre mudanças no mundo a partir da educação. “A sociedade não muda sem educação e a educação é fundamental para nos humanizarmos porque o conhecimento é produzido a partir dos sujeitos, das pessoas e o que se define como conhecimento é também o conhecimento produzido pelos povos” avaliou a professora.  Lia Batista fez uma breve análise sobre a mídia como instrumento de educação a depender da medida e do sentido dela. “Mas a mídia também reproduz deturpações e é preciso estabelecer parâmetros. Na mídia, principalmente nas redes sociais, temos racismo e antirracismo. O desafio é ampliar o antirracismo nesses espaços de interação”, concluiu.

O Corales, coral da Assembleia Legislativa de Sergipe, fez uma apresentação  com participação especial do cantor lírico Antony Richard de Souza Santos. As comemorações da Semana da Consciência Negra serão encerradas nesta quinta-feira, 23 quando será realizada a edição especial do Projeto ‘Quintas Negras’ dentro das comemorações da semana com lançamento do livro: Ode ao Pensamento Inebriado – Discurso e Poesias – de Severo D’Acelino. No evento haverá participação dos Tambores da Mãe África – o Som dos Tamborineiros e entrega de Outorga de Títulos Insígnia Ewá às Yás a personalidades negras importantes em Sergipe. A exposição Art In Àfrica, de Guga Viana segue aberta ao público até o final do mês de janeiro. A Escola do legislativo João de Seixas Dória fica na praça Fausto Cardoso, centro de Aracaju.

Fotos: Joel Luiz- Agência Alese: