logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Elese recebe exposição cultural ‘Jo’K Brasil. Nossa Raiz’

9/5/2022
Por Júnior Matos/ Agência de Notícias Alese

Cores e formas exuberantes e telas que remetem a cultura nordestina e ao período junino. Essas são algumas das temáticas exploradas na mostra cultural “Jo’K’ Brasil. Nossa Raiz”, em cartaz na Escola do Legislativo (Elese) Deputado João Seixas Dória. A exposição lançada nesta última segunda-feira, 9, seguirá até o dia 3 de junho.

Assinada pelo artista plástico Josival Feitosa –  mais conhecido Jo’k Brasil –  a mostra traz ao espaço cultural da Elese obras de artes nas vivências do povo nordestino e seu cotidiano. Elas são as principais fontes de inspiração do pintor.

“Eu sempre gostei muito da vida do campo e do sertão. Por isso, fiz uma exposição cheia de cores para contar um pouco da minha história e também um pouco das vivências do sertanejos. É mostrar as tradições, a cultura, e como elas são capazes de preservar a nossa identidade”, destacou o artista.

O artista tem por base de  inspiração de suas telas, o universo sertanejo, como os festejos juninos, a exemplo de fogueiras, bandeirolas, moças enfeitadas com seus melhores vestidos de festa, buscapés, entre outros elementos.

O curador explicou que a exposição foi dividida em dois núcleos. “O primeiro núcleo tem a temática sertaneja, onde traz toda a representatividade da vida no campo e no sertão. O segundo núcleo traz obras que remetem a valorização da cultura nordestina e paisagística. Escolas culturais do século XIX como o Iluminismo e o Impressionismo também podem ser observados no traço do artista em suas obras isso quando ele explora a luminosidade em suas telas e assim leva luz ao sertão”, declarou.

Elese

Para a diretora da Escola do Legislativo Izabela Mazza , a abertura do espaço cultural para a apresentação de artistas reforça o compromisso da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) com a valorização da cultura.

“A gente faz questão de abrir as nossas portas de maneira gratuita para valorizar os artistas, e também, para que a população tenha cada vez mais contato com as artes. Essa exposição traz elementos juninos que traz tanto das raízes sergipanas e que também é período tão bonito e de importância na cultura nordestina”, falou Izabela Mazza.

A Escola do Legislativo fica localizada na Praça Fausto Cardoso, Centro de Aracaju próximo ao prédio da Assembleia Legislativa. A exposição fica aberta para visitação das 8 da manhã às 17h.

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo