logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Elese realiza curso sobre Lei Geral de Proteção de Dados

Por Wênia Bandeira/Agência de Notícias Alese

A Escola do Legislativo (Elese), administrada pela Assembleia Legislativa de Sergipe, realizou nesta quarta-feira (07), o Curso de Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A aula foi ministrada pela servidora da Casa, Alessandra Cristina.

O objetivo da atividade foi explicar para os servidores da Alese qual a importância da aplicabilidade da Lei, além do controle e do sigilo dos dados que o sistema de computadores dispõe. Alessandra explicou que este não é um assunto novo, mas que ganhou força com a tecnologia.

Alessandra Cristina

“A gente está em um mundo mais tecnológico, onde as informações são cruzadas mais facilmente; com maior gama de informações que se cruzam com vários lugares. Como o acesso está mais fácil, podem ser usadas, inclusive, para a prática de crimes”, alertou.

Na perspectiva de minimizar ações irregulares, Alessandra Cristina destacou que a proteção de dados se faz necessário justamente para garantir que criminosos não tenham acesso às informações sigilosas. Por isso, é preciso saber exatamente quem está acessando, já que esses dados podem ser usados em golpes, com a utilização, por exemplo, do nome das pessoas também para entrar em sistema.

“O órgão público lida com muita informação de cidadãos, além de informações sigilosas internas, então há necessidade que os órgãos se adequem e que consigam estabelecer um fluxo de informações, que consiga atender tanta a transparência, quanto a privacidade dos cidadãos”, destacou.

No curso, os servidores puderam aprender como fazer esta proteção. Algumas dicas foram dadas para que todos possam agir corretamente no manejo das informações particulares e também das institucionais. “É preciso estabelecer fluxos bem definidos de processos e procedimentos, de sistema de controle interno, com proteção antivírus, tempo de acesso, quem, o que e porque acessa, controle de ação para saber se a informação foi copiada, então tudo isso evita um pouco o vazamento de dados”, acrescentou Alessandra Cristina.

 

Fotos: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo