Elese promove Workshop sobre criação e desenho experimental

7/4/2022

Por Júnior Matos

A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) através da Escola do Legislativo (Elese), realizou na manhã da última quinta-feira, 7, o ‘Workshop sobre Criação e Desenho Experimental’. O curso teve como ministrante o artista plástico e produtor cultural Fábio Sampaio, aconteceu em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Temas como traços, formas e a busca pela melhoria da expressão durante a realização do desenho foram alguns tópicos debatidos no workshop que envolve conhecimentos teóricos e práticos. Para o artista plástico Fábio Sampaio, o objetivo é despertar nos participantes as práticas artísticas de forma leve e recreativa. “O foco aqui é estimular o olhar particular e tentar traduzir em forma desenho. O curso é voltado para as pessoas que querem se expressar. Com a realização desse desenho criamos uma camada estética a ponto de poder de ser exposto”, explicou.

Para a estudante de Arquitetura e Urbanismo da UFS Crisranei Menezes, a participação dela no workshop proporciona mais conhecimento no ambiente acadêmico. “Com o workshop consigo entender mais sobre o meu desenho e isso proporciona melhorias no meu traço o que vai me ajudar bastante nas disciplina de desenho na faculdade e futuramente na vida profissional também”, falou.

Já o estudante de Artes Visuais da UFS David Santos, destacou que a iniciativa promovida pela Alese contribui para sua formação acadêmica e profissional. “Aqui, podemos observar como acontece o processo de elaboração de uma peça artística desde o pensamento criativo, passando por traços até o resultado final. Saber como o artista dialoga com as obras é muito positivo e me faz querer também divulgar os trabalhos realizados por Fábio Sampaio”, destacou o

Satisfeito com o resultado do evento, o curador da exposição “Fábio Sampaio em Coleções” e coordenador de Projetos Especiais da Elese Arivaldo Chagas, explicou como surgiu a ideia de unir o workshop e a exposição. “O objetivo do curso é fazer com que cada participante crie seu próprio modelo de desenho através do estimulo a criatividade”, declarou.

Para a diretora da Escola do Legislativo Isabela Mazza, o curso e a exposição tem como meta aproximar ainda mais a população sergipana da Casa Legislativa . “O curso com técnicas de traços e iniciação em desenho foi voltado ao público geral, servidores, e, especificamente, aos alunos do curso de Artes Visuais da UFS, e também de outras graduações por meio da parceria firmada com o ambiente acadêmico”, Colocou.

Histórico profissional

Residente em Aracaju desde a década 1990 o artista plástico Fábio Sampaio, possui vasta produção artística, com participações apresentando trabalhos em importantes exposições nacionais e internacionais, a exemplo das Bienais de Florença e Bruxelas.
Fábio Sampaio, inspirado em Alex Vallouri, “pioneiro da arte do grafite no Brasil “, em Nelson Leirner e no artista multimídia Guto Lacaz, transpõe barreiras fungíveis e infungíveis, mediante a sua arte inspiradora e impactante, remetendo aos movimentos artísticos expressionistas, modernistas e contemporâneos, apresentando identidade singular e distante de estereótipos.

Fotos: Joel Luiz