18/8/2022
Por Wênia Bandeira/Agência de Notícias Alese
A Escola do Legislativo (Elese), órgão da Assembleia Legislativa de Sergipe, realizou nesta quinta-feira, 18, o Workshop: O impacto da comunicação e das relações no ambiente de trabalho. O curso foi ministrado pela pedagoga Maria Mirian Mendes Leite Rodrigues.
Foram cinco horas de palestra para explicar ferramentas possíveis para utilizar na melhoria do ambiente de trabalho. A aula reuniu os servidores de diversos setores da Assembleia no auditório da Elese e mostrou como é possível administrar as relações.
“As relações interpessoal e intrapessoal com algumas ferramentas da inteligência emocional para desenvolver isso e, consequentemente, desenvolver isso no ambiente de trabalho. São os dois pilares para os relacionamentos dentro da empresa, assim o colaborador tem um desempenho melhor”, falou Mirian.
A pedagoga disse que é preciso entender que a admissão é realizada de acordo com o currículo, mas a demissão pode ser pelo comportamento. É por este motivo que é preciso entender como estas relações interferem nas emoções de cada um.
“Como a pessoa se relaciona com os próprios sentimentos para não levar para dentro do ambiente de trabalho e como é feita a comunicação assertiva entre as pessoas”, acrescentou. Ela afirmou que é necessária evitar críticas e perceber que o sorriso e o olhar contamina o ambiente, de uma maneira positiva.
“É preciso saber que você não muda o outro e saber que se o outro não está bem ele não vai responder bem, mas é preciso administrar como isso vai refletir em você, sabendo que não é pessoal. É blindar a sua mente”, detalhou.
Ela salientou que além de melhorar a qualidade profissional, as relações interpessoais melhoram também a qualidade de vida. “Você com uma boa qualidade de vida entra no seu trabalho com uma qualidade melhor e vice-versa. É uma gestão das emoções, não é controlar as emoções, mas é possível administrar”.
Para a diretora da Escola do Legislativo de Sergipe (Elese), Isabela Mazza, é um ganho para a pessoa de forma individualizada, ultrapassando os ganhos profissionais. “Conseguir se comunicar melhor é um benefício individual, o ambiente de trabalho é um ambiente mais difícil então a gente leva essa melhor comunicação para a vida, em sociedade, para a família. Você melhorando como pessoa, você consegue melhor todo o ambiente a sua volta”.
A Escola do Legislativo vem realizando diversos cursos para garantir as melhorias para cada servidor da Alese. A ideia é melhorar o serviço público oferecido para a sociedade sergipana como um todo.
“A gente está sempre pensando em prol da capacitação do servidor e esse tema foi escolhido para que a gente consiga melhorar o ambiente de trabalho porque hoje em dia está tão difícil comunicar entre pessoas, está tudo no online. A gente trouxe esse tema para que as pessoas voltem a refletir sobre a comunicação no ambiente de trabalho, para que a gente tenha um ambiente de trabalho mais harmonioso, mais produtivo e que a gente consiga servir melhor a sociedade em geral”, afirmou a diretora da Elese.
Fotos: Joel Luiz/Agência de Notícias Alese