No próximo dia 7 de outubro, mais de 147 milhões de pessoas vão participar das eleições segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em Sergipe este número está em 1 milhão 577 mil eleitores. Se houver, a votação em segundo turno ocorrerá no dia 28 de outubro. O eleitor votará seis vezes para os cargos em disputa deste ano.
Todas as cadeiras para deputado estadual de Sergipe estão vagas para a concorrência dos candidatos registrados ao pleito de 2018 e o eleitor deve escolher um entre os 334 postulantes as 24 vagas da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).
De acordo com a lei aprovada em 2014 pelo Congresso Nacional, na urna eletrônica se vota primeiro para deputado federal com 4 dígitos, depois o voto é para deputado estadual com 5 números, seguido de voto para senador com 3 dígitos. Vale lembrar que para este cargo, eleitor deverá escolher 2 nomes, sendo assim, vota duas vezes para senador.
Em seguida o voto é para governador com 2 números, finalizando com o voto para presidente da república também com 2 dígitos.
Com a possibilidade de um segundo turno, os cargos que estarão em aberto para votação no dia 28 de outubro serão os de governador e presidente. Os representantes do Legislativo (Senado, Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa) são eleitos em turno único.
Para participar nos dois dias de eleição, o eleitor deve comparecer ao seu local de votação, descrito no título de eleitor, ou conferir no site oficial do TSE o endereço da seção de votação. Na hora de votar, qualquer documento oficial com foto é permitido como identificação pessoal. O horário de votação é entre as 8 horas e 17 horas.
Confira o episódio 18 “A hora do voto”, da websérie no canal do youtube.
Por Fernanda Queiroz e Júnior Ventura – com informações do TSE