logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Elas no Comando destaca desafio de mulheres que trabalham em mineração

18/2/2022

Por Kelly Monique Oliveira

O Programa em Pauta da última quinta-feira, 17, exibido pela Tv Alese (Canal 5.2) debateu ‘mulheres conquistam espaço dentro da mineração e mostram seus desafios diários’. Para falar sobre a temática as convidadas foram a operadora de máquinas pesadas, Lara Guimarães Caixeta, e a engenheira em Minas, Larissa Santiago.

No decorrer do programa, a apresentadora Aline Braga, questionou que a participação feminina entre os trabalhadores da mineração tomou impulso nos últimos dez anos. Além disso, mostrou dados do relatório de Progresso do Plano de Ação para o Avanço das Mulheres na Indústria de Mineração, onde 15% da força de trabalho na indústria mineral é composta por mulheres e teve um crescimento de 2% na comparação com 2020. Disse também que a presença feminina em Conselhos Executivos está em 11%, enquanto em Conselhos Administrativos, o índice é de 16%.

Sobre a questão, a engenheira de minas Larissa Santiago afirmou que tem percebido aumento de mão de obra feminina em um ramo de atuação com predominância masculina.

“Iniciei na área sabendo que era um ramo predominante masculino. No entanto, a gente tem visto um interesse maior das mulheres nesse espaço. Vejo colegas trabalhando na indústria e conquistando seus lugares”, observou a engenheira.

Ao serem questionadas por Aline Braga sobre o que é mais difícil ou complicado no ramo da mineração, as especialistas enfatizaram que são os tabus, ou seja, por achar que a mulher não consegue pegar no pesado, consequentemente mostrar por duas vezes sua capacidade.

“O ambiente não é feminino porque o esforço físico é intenso devido aos equipamentos. Temos que provas que damos conta por duas vezes que mesmo em um ambiente masculino temos força e conseguimos”, enfatizou operadora de máquinas pesadas, Lara Guimarães Caixeta.

Concordando com a colega, Larissa Santiago reforçou que por questões culturais as pessoas acham que as mulheres não estão aptas para o trabalho pesado. “No início é mais difícil. Quando a gente ingressa nessa área, na medida que vai mostrando o resultado do seu trabalho, conquista respeito e espaço”, destacou a engenheira em Minas.

Para saber mais detalhes sobre o programa, acompanhe 

 

 

Foto: ibram.org.br

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo