A Dra. deputada Lidiane Lucena (Republicanos) usou a Tribuna da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), nesta terça-feira (25), para destacar o programa Paternidade Responsável. A ação é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (SEASIC),e o Ministério Público do Estado de Sergipe (MPSE) que assegura, de forma gratuita, exames de DNA para reconhecimento de paternidade.
Além do nome no registro civil, o Paternidade Responsável promove vínculos familiares, garante direitos e fortalece a dignidade das crianças e adolescentes sergipanos.
“Desde o ano passado, mais de 100 pessoas foram atendidas pelo programa, permitindo que famílias em situação de vulnerabilidade tivessem acesso a esse serviço fundamental. E reforço aqui um ponto essencial: o reconhecimento da paternidade não é apenas uma formalidade, mas um direito inalienável, que assegura identidade, assistência e pertencimento. Parabenizo a Secretaria de Estado da Assistência Social, em nome da secretária Érica Mitidieri, e o Ministério Público por essa iniciativa que impacta diretamente a vida de muitas famílias sergipanas”, enfatizou.
Educação
A parlamentar também destacou crescimento do número de alunos da rede pública estadual aprovados na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Em 2025, 1.798 estudantes conquistaram uma vaga na instituição por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), superando os 1.306 do ano passado.
“Esse avanço demonstra o impacto positivo das políticas educacionais implementadas pelo Governo de Sergipe, como a ampliação do curso Pré-Universitário (Preuni) e a distribuição de kits de material didático para os alunos do Ensino Médio. Além disso, está em fase de construção o edital do programa Educação Nota 10, que premiará os estudantes com as melhores notas no Sisu. Esse incentivo valoriza o esforço dos alunos e reforça a importância da dedicação aos estudos”, enfatizou Lidiane Lucena.
Foto: Jadilson Simões/Agência de Notícias Alese