logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Dra. Lidiane Lucena apresenta balanço dos avanços na saúde pública de Sergipe

Durante a Sessão Plenária desta quinta-feira (14), na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), a deputada Dra. Lidiane Lucena (Republicanos) destacou, em seu discurso uma série de avanços implementados na saúde pública estadual. A parlamentar, que também preside a Comissão de Saúde da Casa, fez questão de parabenizar o governador Fábio Mitidieri e o secretário de Estado da Saúde, Dr. Cláudio Mitidieri, pelas ações que vêm transformando a realidade de milhares de sergipanos.

“São tantas as boas notícias na saúde que é difícil elencar apenas um avanço conquistado pelo Governo de Sergipe nos últimos dias”, iniciou a deputada.

Ampliação dos leitos de UTI Pediátrica

A deputada iniciou sua fala destacando o crescimento expressivo na oferta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) voltados ao público infantil. Segundo ela, em 2023, o estado contava com apenas 10 leitos de UTI pediátrica. Em 2024, esse número subiu para 30 e, agora, com a mais recente contratação junto ao Hospital Amparo de Maria, em Estância, o total chega a 40 leitos pediátricos, além de 6 leitos de alta complexidade no Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho.

“Esses 10 novos leitos seguem um perfil de UTI humanizada, permitindo a presença dos pais durante toda a internação, e contam com suporte de TeleUTI Pediátrica, em parceria com o Hospital das Clínicas de São Paulo. Isso não é apenas estrutura, é cuidado integral e humanizado”, afirmou.

Avanço da Telemedicina com o Projeto TeleNordeste

Outro ponto enfatizado pela deputada foi o fortalecimento da Telemedicina por meio do Projeto TeleNordeste. A iniciativa já realizou mais de 11 mil teleinterconsultas com especialistas como cardiologistas, endocrinologistas, psiquiatras e nutricionistas.

“Hoje, todos os 75 municípios estão integrados, incluindo unidades prisionais e até a comunidade indígena da Aldeia Xocó. Isso representa menos espera, mais resolutividade e acesso de qualidade mesmo nos lugares mais distantes”, frisou.

Dra. Lidiane também compartilhou, com sensibilidade, sua experiência como mãe atípica e médica do interior, reforçando a dificuldade de acesso a especialidades como neuropediatria e genética, e a importância da integração por telemedicina como alternativa eficaz para esses casos.

Entrega de mais de 4 mil cadeiras de rodas personalizadas

Em uma ação que considera “sinônimo de inclusão e cidadania”, a deputada celebrou a entrega de mais de 4 mil cadeiras de rodas à população sergipana, através do Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Ferreira Aquino. Os equipamentos são adaptados às necessidades específicas de cada paciente.

“São cadeiras padrão, motorizadas, de banho, concha e infantis. Mobilidade é um direito, e quando o Estado garante esse acesso, promove dignidade e qualidade de vida”, ressaltou.

Ela também explicou o procedimento necessário para solicitação dos equipamentos, que se inicia nas Unidades Básicas de Saúde, com avaliação de profissionais e emissão do laudo com especificações.

Fortalecimento da saúde da mulher com novo mamógrafo

Ainda em sua fala, a deputada destacou o reforço nas ações de prevenção ao câncer de mama com a reestruturação da Unidade Móvel de Saúde da Mulher, conhecida como Carreta da Mulher. O veículo passou por adequações e recebeu um novo mamógrafo de alta tecnologia, fruto de um investimento superior a R$ 1 milhão.

“Isso permitirá ampliar a oferta de exames de mamografia e facilitar o acesso a mulheres que muitas vezes não conseguem se deslocar até centros especializados”, disse.

Ela também mencionou a inauguração do mamógrafo no Hospital de Aquidabã, viabilizado por emenda de sua autoria, que agora passará a atender a região do Médio Sertão sem necessidade de deslocamentos longos.

Implante de marca-passo no HUSE: marco na cardiologia pública

Dep. Dra. Lidiane Lucena

Encerrando seu pronunciamento, Dra. Lidiane comemorou mais um avanço histórico na rede pública de saúde: o primeiro implante de marca-passo definitivo realizado no Hospital de Urgências de Sergipe (HUSE), no Centro de Hemodinâmica.

“Um procedimento de alta complexidade que amplia a capacidade de tratamento cardiovascular e salva vidas. O primeiro beneficiado, o senhor Benício Bispo, de 82 anos, agora tem a chance de retomar sua vida com saúde e disposição”, contou.

Reconhecimento à gestão estadual

A deputada concluiu sua fala reiterando a importância de um trabalho contínuo, planejado e comprometido com o bem-estar da população sergipana.

“Todos esses avanços não são isolados. Eles compõem uma rede que está sendo fortalecida dia após dia. Parabenizo o governador Fábio Mitidieri e o secretário Dr. Cláudio Mitidieri pelo empenho e pela sensibilidade em conduzir a saúde pública de Sergipe com responsabilidade e visão de futuro”, finalizou.

Fotos: Joel Luíz / Agência de Notícias Alese

Outras notícias para você

plugins premium WordPress Acessar o conteúdo