logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Dr. Vanderbal Marinho destaca o Dia Mundial sem Tabaco

Por Habacuque Villacorte – Rede Alese

O deputado estadual Dr. Vanderbal Marinho (PSC) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã dessa quarta-feira (29), para destacar o Dia Mundial sem Tabaco celebrado no dia 31 de Maio. Durante sua exposição, o parlamentar apresentou números positivos que revelam a queda no número de fumantes, mas alertou que a prevenção deve ser continuada. Vanderbal também enumerou os malefícios sobre o uso contínuo das diversas representações do tabaco.

Ao fazer uso da palavra, Vanderbal Marinho destacou o empenho da Organização Mundial de Saúde na luta contra o tabaco em todo Mundo. O parlamentar enfatizou a necessidade de celebrar a data para que se possa alertar aos fumantes dos malefícios causados pelo hábito de fumar, sobretudo diante das doenças desencadeadas pelo tabaco. Segundo ele, baseado em dados oficiais, somente em 2018 cerca de sete milhões de pessoas morreram por doenças relacionadas ao tabaco.

Vanderbal pontuou ainda que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), somente no Brasil no ano passado, foram aproximadamente 160 mil pessoas mortas por conta do tabaco. Agora o deputado fez questão de pontuar que não são apenas ruins. “Quando se iniciou a batalha do cigarro no nosso País, 34% dos adultos fumavam e, em 2018, esse índice caiu para 11%. Isso graças às políticas mantidas nos últimos governos. Isso se deve também a proibição das propagadas de cigarro e às contrapropagandas, alertando sobre os riscos de infarto do miocárdio e câncer”.

O deputado pontuou ainda que 3% das pessoas que morrem com câncer no pulmão, são fumantes passivos. “São pessoas que convivem com fumantes, esposas, esposos, filhos. Um charuto é equivalente a 20 cigarros de uma vez. Esse cigarro eletrônico contém tabaco e causa o mesmo problema tóxico, em alguns casos tem 10 vezes mais nicotina. Mas ainda tem muita gente jovem experimentando o cigarro. É preciso ampliar as medidas efetivas para conter esse consumo”.

Aparte

A também deputada Maria Mendonça (PSDB) disse que na própria Alese percebeu uma diminuição no quadro de fumantes, defendeu a importância do tema abordado e disse que “o cigarro estraga e prejudica a vida das pessoas. Infelizmente o passivo também é penalizado”.

Foto: Jadílson Simões

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo