logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Dr. Samuel participa de seminário sobre preservação da vida

Por Assessoria do Parlamentar

Na manhã desta segunda-feira (16), o deputado estadual Dr. Samuel Carvalho (Cidadania23) participou do seminário sobre a valorização da vida realizado pelo Ministério Público Estadual (MPE). Com o tema, “Vida: valorize, preserve”, o seminário é em alusão ao Setembro Amarelo, um movimento que acontece em todo o Brasil com intuito de chamar a atenção da população sobre o suicídio.

O deputado Dr. Samuel falou sobre a importância das palestras para a sociedade. “Ver o auditório lotado de pessoas interessadas pelo assunto me deixou muito feliz, pois essas pessoas farão sua parte no que diz respeito à prevenção do suicídio. As palestras trazem conhecimento sobre o assunto que muitas vezes não é debatido na sociedade. É importante falar sobre os principais fatores de risco em uma tentativa de suicídio para que os familiares e amigos possam perceber o alerta e ajudar essa pessoa”, afirmou.

Dr. Samuel pede atenção da Secretaria Estadual de Saúde (SES) para os profissionais da saúde e segurança pública sobre sua saúde mental. “É preciso falar também sobre a saúde mental dos profissionais que atendem a sociedade, seja na área da saúde ou da segurança pública. Esses profissionais também precisam de atenção, pois passam por pressão, sobrecarga e muitas vezes pensam em se matar ou até mesmo cometem o ato. A SES deve disponibilizar psicólogos e realizar ações voltadas para identificar, diagnosticar e intervir nesses fatores e com esse público específico, a fim de evitar a evolução para quadros depressivos severos e, posteriormente, para alto risco de suicídio”, disse o deputado.

De acordo com o Centro de Valorização da Vida (CVV), a cada 45 minutos um brasileiro tira a própria vida. Esse número já deveria ser suficiente para estimular as pessoas a se mobilizarem pela prevenção dessas mortes precoces, mas, apesar dos avanços, os tabus, preconceitos e vergonhas ainda são adversários nessa luta.

 

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo