Por Stephanie Macêdo | Agência de Notícias Alese
Diretor da Escola de Contas do Tribunal de Contas de Sergipe (Ecojan), o conselheiro aposentado Carlos Alberto Sobral de Souza, esteve visitando nesta terça-feira (12) o presidente da Casa Legislativa, deputado Jeferson Andrade (PSD). A visita de cortesia ocorreu no Gabinete da Presidência.
Foi durante a gestão do Conselheiro Carlos Alberto Sobral de Souza, que no dia 12 de agosto de 2002 foi criada a Escola de Contas do TCE/SE. Entretanto, a sua implantação ocorreu dois anos após, a partir de agosto de 2004, denominando a Escola de ECOJAN – Escola de Contas Conselheiro José Amado Nascimento. Todos os anos o Poder Legislativo faz votos de congratulações pela existência da escola do TCE, que tem por principal finalidade a capacitação dos servidores do TCE e das unidades jurisdicionadas, através de treinamentos nas suas áreas de atuação.
Segundo declarou o presidente do Poder Legislativo, a atuação do conselheiro Carlos Alberto no TCE de Sergipe vem sendo marcada por uma história muito bonita no Estado de Sergipe. “O conselheiro veio nos fazer uma visita de cortesia, e aqui encontrou grandes amigos. Tenho também uma relação de amizade muito importante com ele, por conta de meu pai, também conselheiro do Tribunal de Contas. Nós ficamos muito felizes por ele estar com saúde e disposto. Um grande sergipano que fez muito pelo Tribunal de Contas, modernizou e humanizou aquela Casa. Nós temos muito orgulho do conselheiro Carlos Alberto. O dia de hoje ficou marcado por sua presença nesta Casa, no que ficamos muito felizes”, revelou Jeferson Andrade.
O Diretor da Escola de Contas do Tribunal de Contas de Sergipe (Ecojan), externou sua alegria por estar entre amigos e parlamentares. Ele falou do importante papel da Ecojan para o Estado e para o Tribunal, como ainda, da importância do TCE dialogar com a Casa Legislativa.
” A Escola de Contas promove a capacitação e o desenvolvimento profissional dos membros e servidores do Tribunal de Contas e dos órgãos jurisdicionados, com programas de formação, aperfeiçoamento e especialização”, destacou o conselheiro aposentado Carlos Alberto Sobral de Souza, enfatizando ainda que “o Tribunal de Contas é parte integrante do Poder legislativo. Ele é autônomo e independente, mas é parte”, colocou.
Na visita do conselheiro, a participação do senador Laércio Oliveira, do deputado Luciano Bispo e do secretário-geral da Mesa Diretora da Alese, Igor Albuquerque.
Visitas de prefeitos
No Gabinete as visitas de cortesia ao chefe do Poder Legislativo também foram marcadas com as presenças dos prefeitos das cidades de Itabi, Amynthas Barreto Júnior, e de Porto da Folha, Miguel Loureiro Feitosa Neto (PSD). Os gestores dos municípios localizados no Sertão sergipano convidaram o presidente, os deputados da Casa e os servidores do Poder, bem como toda a população sergipana para as festas tradicionais e culturais de suas cidades.
Em Itabi, este mês, ocorrerá a ‘Festa do Jegue’ – realizada anualmente em setembro, a Festa do Jegue foi declarada em abril deste ano como ‘Bem de Interesse Cultural’ de Sergipe. A declaração é fruto do projeto de lei de autoria do deputado estadual Neto Batalha (PP). Este ano o evento completa 44 anos de tradição.
“A 41ª Corrida do Jegue em Itabi é uma festa bonita. A festa gera renda, emprego, movimenta a cidade. Nós quadruplicamos praticamente a população de Itabi nesses dois dias de festejos. A festa é um incentivo à cultura, às tradições do município”, declarou o prefeito. A Corrida do Jegue acontecerá nos dias 16 e 17 de setembro.
“Em Itabi acontece essa festa tradicional, numa cidade vizinha da minha cidade (Nossa Senhora de Lourdes).
Eu tenho um carinho enorme, vários amigos que conquistei ao longo dos anos. A Festa do Jegue de Itabi é um patrimônio sergipano, portanto, patri
mônio do Brasil. Várias pessoas principalmente do Nordeste vêm à festa de Itabi, e ficamos muito felizes de o prefeito Júnior, também um amigo de longa data, de estar aqui hoje para nos convidar, convidar o parlamento sergipano. Agradecer também a visita do deputado Neto, que tem uma relação muito forte com a cidade de Itabi, e com certeza estaremos lá no final de semana para curtir essa festa.
Já em Porto da Folha ocorrerá a ’51ª edição da Festa do Vaqueiro’. A festa que marca a história do sertanejo, leva o título de maior festival do gibão do mundo. A celebração está marcada para acontecer nos dias 22, 23 e 24 de setembro, prometendo uma experiência memorável e imersão na autêntica cultura sertaneja. De acordo com o prefeito, a festa acende a cultura local e aquece a economia durante os dias de festividades.
Fotos: Jadilson Simões- Alese