Direito ao voto e direito de ser votado

Estamos a caminho do período eleitoral, que esse ano, em outubro de 2016, pleito abrange a eleição de Prefeitos e Vereadores em todo o Brasil. O voto é a forma que temos de participar das decisões do nosso país. Sobretudo, o voto é uma forma de a população exercer a cidadania.

Do voto

No Brasil, são eleitos através do voto diversos representantes políticos da população, como vereadores, prefeitos, deputados estaduais e federais, além de governadores e presidentes da República. Desde que o sufrágio universal foi instituído para a escolha dos ocupantes desses cargos acima mencionados, tal configuração de participação política foi uma vitória no sentido de ampliação dos critérios da democracia representativa no país, já que todos os cidadãos com mais de 16 anos, homens ou mulheres, alfabetizados ou analfabetos, têm direito a escolher seu representante através do voto.

Uma avanço para a história política do Brasil, pois as votações que existiam durante o Império brasileiro estavam restritas a homens que detinham certo nível de renda. Com o advento da República, o voto foi estendido aos demais homens, mas não às mulheres. Estas somente puderam participar das eleições no Brasil a partir de 1932, com a reforma do Código Eleitoral.

Por Stephanie Macêdo – Agência de Notícias Alese