logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Diná Almeida propõe distribuição de perucas para pessoas com câncer

Por Kelly Monique Oliveira – Rede Alese

Segue em tramitação na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) o projeto de Lei nº 50/2019, de autoria da deputada estadual Diná Almeida (PODEMOS), que estabelece o fornecimento de peruca às pessoas com alopecia provocada pela aplicação da quimioterapia.

A alopecia é um termo técnico para a perda de cabelo. Os quadros de alopecia são divididos em dois grandes grupos: cicatricial e não cicatricial. No primeiro, o folículo piloso (raiz) é afetada de forma definitiva por doenças inflamatórias, infecciosas ou traumas permanentes. A segunda situação, é diagnosticada quando a perda é temporária e reversível, como a interrupção por causa de medicação, traumas emocionais e deficit nutricionais.

De acordo com a propositura, o objetivo é de contribuir no tratamento e na amortização dos transtornos enfrentados pelas pessoas que são submetidas a quimioterapia, bem como, recuperar a autoestima e fortalecer as pessoas para o enfrentamento do câncer.

A queda do cabelo provocada pela quimioterapia é considerada alopecia não-cicatricial, sendo temporária e reversível. Um dos efeitos colaterais do tratamento quimioterápico é a queda do cabelo. A necessidade da peruca surge na vida das pessoas com câncer no momento em que elas estão mais vulneráveis”, destacou a parlamentar.

Foto: Divulgação/isthatjenn.blogspot.com

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo