Por Stephanie Macêdo – Rede Alese
O deputado Dilson de Agripino (Cidadania) utilizou a tribuna da Casa Legislativa na manhã de hoje, 18, para comemorar a possibilidade de o Congresso Nacional aprovar o total de 1 por cento do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e do ISS (Imposto Sobre Serviços) na última semana de votação de encerramento das atividades parlamentares em Brasília.
Para garantir que mais um acréscimo de 1% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) comece a valer de forma escalonada a partir do ano que vem, o movimento municipalista conta com esforço concentrado de gestores nessa última semana de atividades antes do recesso parlamentar. A luta também é para que o projeto que garante a redistribuição do Imposto Sobre Serviços (ISS) tenha sua votação concluída na Câmara dos Deputados.
Municipalização
O deputado se diz feliz com o possível ganho da porcentagem do ISS para os municípios que executam os serviços, entretanto, Dilson de Agripino exalta a importância de integração entre munícipes para o fortalecimento da economia entre as prefeituras. O parlamentar contou que visitou consórcios públicos, entre os estados de Alagoas e Sergipe, e defendeu a importância do fortalecimento da municipalização diante da economia propiciada pelos consórcios . “Eu entendo da importância de organização dos consórcios na defesa dos municípios, da união de pessoas e entidades defendendo a municipalização em termos de economia para as prefeituras. Já estive prefeitos por oito anos, e sei da importância da união entre prefeituras para diminuir custos. Com certeza, a municipalização é muito significativa para a economia entre municípios”, compreende o parlamentar.
Por Jadilson Simões