Por Stephanie Macêdo
A deputada Goretti Reis (PSD) registrou, durante a Sessão Extraordinária Mista de hoje (25) que a União Nacional dos Legisladores e Legislativos (Unale) está apoiando, este mês, a campanha “Março Roxo, epilepsia sem preconceito!”. A ação é voltada para o combate ao preconceito da doença que tem afetado cerca de 8 a 9% da população mundial.
Segundo divulgou a deputada, a Frente Parlamentar Interestadual em Defesa dos Direitos das Pessoas com Epilepsia (FPIDP/UNALE) soltará, amanhã, dia 26 de março, balões com a cor roxa, celebrando o Purple Day, que é o Dia Mundial da Conscientização da Epilepsia.
Para fomentar a conscientização da sociedade sobre a doença, tratamento, e ações de combate ao preconceito, a deputada sugeriu que o prédio da Casa Legislativa fosse iluminado com o tom de cor que faz jus à campanha, o roxo. A deputada também disse que a Unale disponibilizou um material gráfico que trata da conscientização sobre a doença.
“Foi produzido um folder explicativo com instruções sobre como ajudar os epiléticos durante uma crise e como realizar o tratamento de maneira adequada. O colega que tiver interesse de reproduzir o material em suas Redes Sociais, está à disposição”, disse, enfatizando que ato aumentará a divulgação desse movimento.
Frente Parlamentar
A Unale lançou, em 19 de fevereiro deste ano, a Frente Parlamentar Interestadual em Defesa dos Direitos das Pessoas com Epilepsia (FPIDP), que objetiva ampliar e disseminar o debate acerca da Epilepsia em âmbito nacional por meio das 27 Casas Legislativas Brasileiras.
Foto: Joel Luiz