logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Dia Mundial da Saúde e Segurança no trabalho é celebrado nesta sexta-feira, 28

Por Júnior Matos/ Agência de Notícias Alese

Nesta sexta-feira 28 de abril é celebrado o dia Dia Mundial da Saúde  e Segurança no trabalho. A data instituída, pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) ocorre em respeito à memória das vítimas de um acidente ocorrido em uma mina no Estado da Virgínia (EUA), em 1969, fato que provocou a morte de 78 pessoas.

No Brasil, a data foi promulgada como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, pela Lei nº 11.121, em 2005. Ela representa um conjunto de normas e procedimentos legalmente exigidos às empresas e funcionários e tem como meta a prevenção de  doenças ocupacionais, acidentes de trabalho e proteção da integridade física do trabalhador.

Dados

Somente em 2022 ocorreram 613 mil acidentes de trabalho, o que corresponde  a cerca de 1680 por dia no Brasil. No mesmo mesmo período foram  2.538 óbitos registrados para pessoas com carteira assinada, segundo dados do Ministério Público do Trabalho e da Organização Internacional do Trabalho.

Em Sergipe, foram 1.865 mil foram registrados no ano passado, em 2022. Os dados se baseiam em comunicações de acidentes de trabalho (CAT) ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), colhidos por meio da plataforma Smartlab.

Por isso, o incentivo de companhas como  o Abril Verde que tem como meta o  trabalho saudável e sem acidentes, por meio da disseminação de informações qualificadas que fortaleçam a cultura de prevenção de acidentes no ambiente de trabalho são essenciais.  Ela ocorre por meio da Lei Estadual e nº 8.131/ 2016 , de autoria da ex-deputada estadual Maria Mendonça.

Na propositura estão previstas ações e eventos que visam a conscientização de posturas durante a realização das atividades laborais,  estimulam a utilização dos equipamentos de proteção individual e garantem mais segurança e saúde no ambiente de trabalho.

Foto: JusBrasil

 

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo