logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Dia Internacional do Museu é comemorado em 18 de Maio

O Dia Internacional dos Museus é celebrado no dia 18 de Maio e foi criado em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, como um momento especial para a comunidade mundial dos museus. Nesta data, os museus participantes interpretam um tema relacionado às instituições culturais.

Neste dia vários museus têm entrada gratuita, sendo possível visitar as suas exposições e obras, assim como participar nas iniciativas preparadas para comemorar o Dia Internacional dos Museus. O horário de funcionamento dos museus é alargado com o objetivo de mais pessoas visitarem os espaços museológicos do país.

Todos os anos é escolhido um tema central para comemorar o Dia Internacional dos Museus. Em 2016, o foco a ser discutido mundialmente é “Museus e paisagens culturais”.

O Dia Internacional dos Museus é uma oportunidade para os profissionais de museus aproximarem-se de seus públicos e divulgarem o papel dos museus para a sociedade.

A rica herança patrimonial, que é preservada e divulgada pelos museus, associada à vitalidade e inventividade que a área de museus tem apresentado nos últimos anos, são as maiores forças dos museus. Conciliar a tradicional missão de conservação da memória com a criatividade necessária para sua renovação e crescimento dos públicos: essa é o processo que os museus assumem com a convicção de que podem transformar a sociedade de maneira construtiva.

Por Tíffany Tavares* – Agência Alese de Notícias

*Com informações do Portal do Instituto Brasileiro de Museus

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo