logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Dia Estadual do Rio Japaratuba é alerta pela preservação

Por Wênia Bandeira/Agência de Notícias Alese

Neste 30 de agosto é celebrado o Dia Estadual do Rio Japaratuba. A data foi instituída pela Lei Nº 8103, de 19 de abril de 2016, e tem o objetivo de alertar pela necessidade de preservação de suas águas.

A Lei diz que o Estado poderá conceder se solicitado por entidade da sociedade civil em defesa dos Rios e do Meio Ambiente, regularmente instituída, o uso de prédio público, em no mínimo um dia da semana, para que sejam realizados fóruns de discussão ou eventos sobre o tema.

O rio nasce na serra da Boa Vista, em Sergipe, na divisa entre os municípios de Feira Nova e Graccho Cardoso, e deságua no oceano Atlântico, no município de Pirambu. São 92 quilômetros de extensão atravessando 18 municípios em áreas agrícolas.

A bacia é classificada como a principal de Sergipe, ocupando em torno de 7% da área total do estado. A extração mineral e as atividades agropecuárias tem causado impactos sobre os recursos hídricos e o solo.

No início de 2022, a alta mortandade de peixes chamou a atenção. Suspeita-se que as barragens feitas no curso do rio ou a liberação de substâncias que levam a eliminação de oxigênio sejam as causas mais prováveis.

Foto: DER-SE

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo