logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Dia Estadual do Produtor Rural é celebrado em 8 de agosto

Com o objetivo de fortalecer o agronegócio e valorizar as cadeias produtivas do campo, a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) aprovou a Lei nº 8.815/2021, que institui o 8 de agosto como o “Dia do Produtor Rural Sergipano”. De autoria do ex-deputado Zezinho Sobral, a legislação busca reconhecer a importância do trabalho no campo e conscientizar a sociedade sobre a relevância desses profissionais, responsáveis por alimentar a população, gerar empregos e movimentar a economia do país.

Importância da agricultura familiar em Sergipe

Atualmente, a maior parte dos alimentos que chega à mesa dos brasileiros vem de pequenas propriedades rurais, que empregam práticas produtivas mais sustentáveis, como a diversificação de culturas, o uso reduzido de insumos industriais e a preservação do patrimônio genético.

Em Sergipe, de cerca de 95 mil propriedades rurais, 70% são ocupadas por agricultores familiares. De acordo com o último Censo Agropecuário, realizado em 2017 e divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estátistica (IBGE), o estado possui aproximadamente 87 mil estabelecimentos agropecuários, sendo que cerca de 80% se enquadram na categoria de agricultura familiar. Isso representa aproximadamente 70 mil famílias que têm no campo sua principal fonte de renda.

Principais produtos agrícolas de Sergipe

A produção agrícola sergipana é diversificada e tem destaque nacional em algumas culturas. Entre os principais produtos estão: macaxeira – Um dos alimentos mais cultivados, especialmente por pequenos produtores; milho – Presente em várias regiões do estado, principalmente no agreste; cana-de-açúcar – Apesar da retração em algumas áreas, ainda figura entre os produtos de maior volume; laranja e outras frutas cítricas – A citricultura tem forte presença na região centro-sul; maracujá, banana e abacaxi – Com destaque na fruticultura de base familiar; feijão e arroz – Culturas tradicionais de subsistência e consumo local.

Foto: Governo de Sergipe

 

Outras notícias para você

plugins premium WordPress Acessar o conteúdo