logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Dia Estadual de Prevenção ao Uso de Drogas promove o debate

Por Wênia Bandeira/Agência de Notícias Alese

Este 22 de setembro é o Dia Estadual de Prevenção ao Uso de Drogas. A data foi incluída no Calendário Oficial do Estado pela Lei Nº 8435, de 18 de junho de 2018, com o objetivo de promover o debate sobre o assunto.

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (Pense), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos últimos dez anos, houve um aumento no consumo de álcool e drogas entre os jovens brasileiros. A experimentação de bebida alcoólica, na população entre 13 e 17 anos de idade, cresceu de 52,9% em 2012, para 63,2% em 2019, último dado coletado.

Destes, 47% disseram ter tido episódios de embriaguez. Os alunos da rede pública são mais afetados pelo problema (47,6%) do que entre os da rede privada (43,4%) e as meninas estão mais suscetíveis à iniciação de ingestão de bebidas alcoólicas (36,8%) em comparação com os meninos (32,3%).

O Pense também mostrou que 22,6% dos estudantes entre 13 e 17 anos já experimentaram cigarro e cerca de 13% haviam experimentado algum tipo de droga ilícita. O alto número de adolescentes pode ter se agravado desde então.

A pesquisa mostra a realidade referente a estudantes antes da pandemia de Covid-19, cujas medidas de isolamento social e distanciamento físico do ambiente escolar podem ter agravado a situação. Uma pesquisa da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), realizada em 2020, mostra que 35% dos adultos entre 30 e 39 anos de idade fizeram uso exagerado de álcool.

Durante a pandemia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou que os países limitassem a venda de bebidas alcoólicas. Vale salientar ainda que dados da OMS revelam que o tabaco mata mais de oito milhões de pessoas por ano e que mais de 300 mil mortes por ano são provocadas por doenças relacionadas à ingestão de bebidas alcoólicas.

Confira os dados:

Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (Pense)

Pesquisa da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas)

Relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre tabaco

 

Outras notícias para você

Últimas Notícias

Acompanhe ao vivo

WHATSAPP

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular

Pular para o conteúdo