logo

Espaço do Servidor

Acesso Rápido

Portal do Servidor

Notícias

Dia Estadual de Prevenção ao Uso de Drogas é celebrado nesta sexta-feira, 22

Por Wênia Bandeira / Agência de Notícias Alese

Instituída pela Lei Nº. 8.435, de 18 de junho de 2018, nesta sexta-feira (22) acontece em Sergipe o Dia Estadual de Prevenção ao Uso de Drogas. A data, que foi incluída no Calendário Oficial, busca multiplicar as políticas públicas contra o comércio e uso de entorpecentes.

O Relatório Mundial sobre Drogas 2023, realizado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), apontou um crescimento de 23% no número de pessoas que consumiram drogas nos últimos dez anos em comparação com a década anterior. O estudo mostrou ainda que a quantidade de pessoas que sofreram transtorno por causa de algum tipo de droga subiu 45%, chegando a cerca de 39,5 milhões em dez anos. O Relatório Nacional de Álcool e Drogas, elaborado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), mostrou que 5,6 milhões de adultos e 442 mil pessoas entre 14 e 17 anos disseram ter consumido cocaína na forma de produtos derivados como crack, óxi e merla.

Comparando os dados obtidos com estatísticas internacionais, o Brasil aparece como o segundo maior consumidor de cocaína e seus derivados no mundo, com 2,8 milhões de pessoas. A primeira colocação é ocupada pelos Estados Unidos, com quatro milhões de consumidores no último ano. Os danos causados à saúde dos usuários são comprovados também por estudos científicos. Dependendo da droga utilizada, a pessoa pode ter problemas severos em relação inclusive a manutenção da sua vida.

Um estudo publicado na revista Lancet Psychiatry, mostrou que as taxas de mortalidade e de sequelas associada à Cannabis por cada 100 mil indivíduos fica abaixo de 20 casos, enquanto para quem usa cocaína é de 60 e, no caso dos opióides, é 180 casos. Por isso a importância de ações de orientação para os jovens e seus pais sobre drogas lícitas e ilicitas. É o que busca o programa de ação interdisciplinar ‘Juventude Precavida’, instituído pela Lei Nº. 8.435-A de 18 de junho de 2018.

A Lei tem como objetivo criar equipes de trabalho vinculadas às escolas, para atuar na prevenção contra o uso de drogas, desenvolver ações voltadas ao combate do uso de drogas, através de campanhas educativas, de conscientização e valorização da vida e garantir suporte aos pais ou responsáveis sempre que necessário para a reinserção social do aluno.

 

Foto: Preepik

Outras notícias para você

Acompanhe ao vivo

Pular para o conteúdo